domingo, 29 de março de 2009

Aquecimento Global

O aquecimento global é um assunto que, nos últimos anos (talvez nas últimas duas décadas mais precisamente) anda na moda. Não é por menos. Evidências, que não são poucas, mostram que esse assunto é algo a ser levado realmente a sério por nós.

Com o passar dos anos, de uma forma progressiva e preocupante, os reflexos, as consequências, as situações iminentes em decorrência desse aquecimento global vêm se tornando cada vez mais nítidos e palpáveis e a sensação de que algo pior está por vir é cada vez mais certa. É, também, cada vez mais científico esse assunto.

Desde o colégio, mais recentemente pelo menos, ouvimos falar de forma até certo ponto exaustiva sobre o aquecimento global. Suas causas, suas influências, suas consequências. Esse é um assunto debatido na mídia a todo momento também. Informação não nos falta. Sabemos muito sobre o aquecimento global e não vou ficar aqui falando sobre o que ele é, até porque esse nem é o propósito.

Pois bem, acerca desse assunto vale registrar que existem duas correntes de estudiosos sobre o aquecimento global. Essas duas correntes têm idéias e interesses totalmente antagônicos. Uns defendem que o que está acontecendo faz parte de um ciclo natural do mundo, que não é motivo para preocupações mais extremas e que a forte divulgação e o grande alarmismo em torno dos problemas em decorrência do aquecimento global são questões muito mais políticas e comerciais do que qualquer outra coisa. Os mais extremos acreditam, inclusive, em conspirações políticas de determinados países para verem sua economia crescendo. Esses são os "freezers", aqueles que não consideram o aquecimento global um perigo tão grande para a humanidade.

Do outro lado, a maioria, diga-se de passagem, estão os chamados "fryers", os cientistas e estudiosos que acreditam, sim, que o planeta está realmente fritando de uma forma gradativa. Eles dizem, com propriedade e muita base, que os diversos acontecimentos ambientais que vêm maculando a Terra têm direta ligação com o aquecimento global e com o efeito estufa. Eles dizem ainda que essas mudanças climáticas têm por responsável direto o homem, e que, não fossem os fatores antrópicos (interferência do homem), a nossa situação atual seria diferente.

Bom, a respeito de todo esse problema eu não tenho uma opinião fixa firmada. Acredito que, nessa era de tanta informação, a nossa opinião está em constante mutação. Ainda mais sobre um assunto assim tão cheio de detalhes e novidades, rico em informações. A metamorfose de nossos pensamentos torna-se inevitável. Acredito que o que os "fryers" defendem, em grande parte, é verdade. Inúmeros argumentos irrefutáveis já foram apresentados e mostrados a todos, não podemos mais negar os efeitos que o aumento da temperatura do globo vem causando a todos. E hoje torna-se praticamente inegável que o homem tem, sim, influência nisso.

Agoira, até onde vai a intensidade de tudo isso e até onde o desespero é realmente justificado eu não sei. Não acredito, por exemplo, na extinção da humanidade. Não acredito que nos faltará água. Não acredito que o aquecimento global será insuperável. Acho que na hora em que "a coisa apertar", saberemos como lidar e obteremos recursos, soluções, tecnologias que nos permitam sobreviver.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Fernando,
Teu texto deixa bem claro que, bombardeados como somos de informações acerca de um assunto, fica difícil tomarmos posição definitiva!
No texto fica evidente também o teu otimismo em relação à tecnologia que poderá ser a nossa salvadora!
Mas eu te pergunto: não é esta mesma tecnologia que, por estar cada vez mais aumentada (gerando e estimulando consumismo), está por trás do provável Aquecimento Global!?
Pense sobre isso...
No aguardo...
Abraço!