domingo, 15 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo

Faço coro ao meu colega Lucas, que no seu texto bem definiu as postagens anteriores e, analisando as variadas formas de conceituação de determinismo e possibilismo abaixo citadas, tendo como base a aula anterior de Geografia, concluo o seguinte:

Determinismo, no tempo cronológico, apareceu primeiro e é uma teoria bem arcaica, digamos. Os preceitos defendidos pelos alemães à época diziam que o homem era pré-destinado a seguir seu caminho, tendo seu comportamento e sua forma de vida totalmente ligados às influências do ambiente, às condições alheias a si mesmo a que era submetido.
Hoje é visível que essa teoria - apesar de ter seu sentido e de não poder ser negada totalmente, uma vez que, sim, nós sofremos influência direta do ambiente - não pode mais ser adotada como algo correto, porque sabemos que o homem tem capacidade de agir independentemente do ambiente, das condições naturais que lhe são fornecidas. É isso que nos leva à outra idéia do texto.

O Possibilismo, por questões políticas, inclusive, surgiu como uma idéia antagônica ao Determinismo. Os franceses, em resposta aos alemães, criaram a teoria que pregava a capacidade de influência do homem sobre o seu meio natural. Ou seja, a combinação dos fatores naturais com a ação do ser humano. Hoje em dia, vemos que a aceitação dessa idéia é muito mais palpável, uma vez que se aproxima bastante do que temos por conceito hoje. É fato que o homem sofre essa influência do meio, que o seu ambiente ajuda a construir quem ele é, mas vemos que a interação dele com esse meio, que suas idéias e ações têm capacidade de transformação, mudam o próprio ambiente, além do próprio homem. É uma idéia que, superficialmente, bate com nossos conceitos atuais.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Fernando,
Parabéns pelo texto que procura expressar a tua opinião sobre o assunto!
Bom, como poderás perceber, todos os textos dos estudantes foram comentados por mim, e, à medida que o educando evoluiu em sua reflexão eu propus alguns problemas a mais para serem pensados... Contigo não poderia ser diferente...
Então, com o intuito de te fazer pensar mais a respeito dessas teorias; que são idéias que estão mais ou menos implícitas em nossas vidas, convido-te a ler a seguinte reportagem: http://veja.abril.com.br/220300/entrevista.html.
O objetivo é que tu tentes, se puderes, fazer uma crítica às idéias do Prof. Landes.
Caso tenhas interesse, para ir além, indico o livro dele: “Landes, David S.. A riqueza e a pobreza das nações: por que algumas são tão ricas e outras tão pobres. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 760 p.”.
ATENÇÃO: Eu não concordo com as idéias do Prof. Landes e muito menos simpatizo com a revista Veja (como professor: tenho de me posicionar). No entanto, ele defende, através de argumentos, a “teoria determinista”... E agora!? Como refutaremos isso!?
Espero que topes o desafio!
Aguardo resposta!
Abraço,
Prof. Donarte.