segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Crescimento Populacional

Várias teorias surgiram para tentar explicar o crescimento populacional. As mais importantes são as elaboradas pelo economista inglês Thomas Malthus, que são as Teorias Malthusiana e Neomalthusiana, e ainda temos a Teoria Reformista que foi uma resposta a Teoria Neomalthusiana.
A Teoria Neomalthusiana expõe que a população cresce como uma progressão geométrica e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento em uma progressão aritmética, essa teoria, porém não se concretizou, pois em nenhum momento a população cresceu em progressão aritmética.
Visto que sua teoria não deu muito certa, após a 2ª Guerra Mundial Thomas Malthus formulou a Teoria Neomalthusiana que dizia: Se o crescimento demográfico não fosse contido, os recursos vindos da natureza se esgotariam gradualmente, por isso naquela época foram sugeridas políticas ambientais de preservação a natureza.
Daí veio à resposta para a Teoria Neomalthusiana, que foi a Teoria Reformista que atribuía à pobreza dos países pobres e subdesenvolvidos aos países desenvolvidos. Os reformistas defendem a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas.
A Teoria Neomalthusiana está errada, pelo fato dos alimentos estarem localizados nos países ricos e os países pobres sofrerem com a má distribuição de alimentos, principalmente os países africanos que além de sofrer de falta de alimentos sofrem com a fome que assola tal continente.
O máximo que o nosso planeta pode suportar deve-se a uma combinação de fatores restringentes como a qualidade dos alimentos que o homem produz o padrão de vida que a humanidade pode alcançar e uma preservação do meio ambiente que possa garantir a vida na Terra.
José Lutzenberger defendia o desenvolvimento sustentável na agricultura e o uso de recursos sustentáveis, alertando para os perigos do modelo de globalização atual.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezado Natan,
Procure explicar melhor esta parte daqui: “A Teoria Neomalthusiana está errada, pelo fato dos alimentos estarem localizados nos países ricos e os países pobres sofrerem com a má distribuição de alimentos, principalmente os países africanos que além de sofrer de falta de alimentos sofrem com a fome que assola tal continente.”
No aguardo,
Prof. Donarte.

Natan Braz disse...

Nesta parte de meu texto, procurei explicar que a Teoria acima citada está errada devido aos alimentos estarem localizados nos países ricos, deixando os países pobres principalmente da África ou subdesenvolvidos famintos ou sem o abastecimento que lhe devia ser proporcionado.