terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TRABALHO DA BRUNNA GRANJA

Para obter a Teoria Malthusiana, seu criador Thomas Malthus observou que o crescimento populacional dobrou por motivos como o aumento da produção de alimentos, melhor combate a doenças, melhoras no saneamento básico, entre outros, fazendo com que a taxa de mortalidade caísse e o crescimento populacional aumentasse. Com base nesses dados, ele divulgou sua teoria que diz que se a taxa de natalidade não for controlada, o bem estar populacional estaria diretamente relacionado com o crescimento desordenado da população, fazendo com que ocorresse a falta de alimentos, ocasionando a fome. Na minha opinião, a teoria malthusiana está em parte certa, com certeza o crescimento populacional acelerado vai ser um grande problema no futuro, mas talvez o grande problema não seja a fome, mas sim os desastres naturais, que podem deixar pessoas desabrigadas e até doentes. Com o aumento da população, aumenta o lixo, a emissão de gases poluentes, o desmatamento, entre outros, e tudo isso contribuindo para um futuro bem previsível.
A teoria demográfica reformista diz que, as taxas de natalidade que resultam em uma população numerosa não seriam a causa, mas sim a conseqüência do subdesenvolvimento de um país. Quando uma família não tem condições reais para sustentar um grande número de pessoas, essa família tende a ter menos filhos. Isso faz com que a teoria reformista seja mais aceitável do que a malthusiana.
Os transgênicos são produzidos em maior quantidade, mas mesmo assim eles não foram realmente feitos para acabar com a fome no mundo. Esses alimentos por serem modificados geneticamente, são muito caros, assim acabam ficando mais distantes de pessoas que realmente precisam deles.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Obrigado, Pedro Moreno, por postar o trabalho da Brunna!

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ah! Por falar nisso: e o teu texto, Pedro, cadê!?