terça-feira, 8 de dezembro de 2009

“Teorias Demográficas: verdades e mentiras”

Expansão, uma palavra que define muito bem o que ocorre com a população terrestre. O crescimento demográfico é uma consequência da vida em sociedade, e principalmente nos tempos atuais onde a tecnologia facilita muito a vida. Assim há de ser feito algo sobre estes acontecimentos, uma coisa que é muito pouco desenvolvida em nosso mundo principalmente nas regiões onde a pobreza, a falta de instrução e a ignorância dominam grande parte da população. Dentro desse contesto a algumas teorias como a teoria Malthusiana, criada por Thomas Malthus no século 18, a Neomalthusiana, criada após a Segunda Guerra Mundial, e a Reformista.
Malthus afirma em sua teoria que a população mundial crescia em uma progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32, 64...) enquanto a produção de alimentos em uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...), havendo um total desequilíbrio entre o crescimento populacional e a produção de alimentos, assim deduzindo-se que em um dado momento o alimento contido em nosso planeta seria insuficiente para alimentar a nossa população.
A teoria Neomalthusina, como já diz o nome, tem base na teoria de Malthus, mas tinha grandes diferenças, como o controle do crescimento populacional, principalmente nos países subdesenvolvidos, para evitar o esgotamento dos recursos naturais da Terra.
A teoria Reformista, tendo suas idéias opostas às outras já citadas, afirmava que o processo de desequilíbrio ocorre através da exploração por parte dos países desenvolvidos imposta sobre os países subdesenvolvidos. Fazendo com que uma distribuição justa para a população se distanciasse ainda mais do adequando.
Após observar todas as teorias creio que nenhuma está totalmente incorreta, nem totalmente correta. Levando em consideração que a tecnologia da atualidade para a produção e qualidade de vida. Pode-se sim manter toda a população com uma alimentação adequada sem dificuldades. Tendo em vista que produção alimentos atualmente já é bem superior ao da necessidade da população. O problema é a má distribuição do alimento para a população. Esse excesso de produção somente tem em vista o poder e o enriquecimento financeiro das grandes empresas. Infelizmente esse é o problema do nosso mundo que só visa lucros, a ganância.