terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teorias Demográficas

A densidade demográfica de nosso planeta esta cada vez aumentando mais.Há diversas teses sobre este crescimento.
Thomas Malthus em sua teoria “Malthusiana”, dizia que a população iria crescer em progressão geométrica, em quanto os alimentos teriam um crescimento em escala aritmética. Malthus concluiu que haveria fome no mundo,e propôs um controle de natalidade para tentar diminuir o problema.
Temos também a teoria demográfica reformista,que eram contra os ideais de Malthus.Para el4es a fome e a pobreza gerariam violência,fruto da desigualdade social.
Muitas pessoas usaram a desculpa da fome no mundo,para liberarem a produção dos alimentos transgênicos,eles alegavam que seriam capaz de produzir mais alimentos em menos tempo e com menos riscos de pragas afetarem a lavoura.Na verdade o mundo produz alimentos suficiente para toda a população,a fome que se tem é devido a má distribuição do mesmo.
O ecologista José Lutzenberger sempre defendeu que são as pequenas propriedades de terra que contribuem com a eliminação da fome,pois os pequenos produtores,plantam para sua própria subsistência e o excedente ainda pode ser vendido.Já as plantations,são extensas áreas usada para uma mono cultura,que visa somente a venda deste produto.
Não podemos afirmar ao certo a capacidade de nosso planeta,alguns estudiosos afirmam que por cerca do ano de 2130 a população será de aproximadamente 244 bilhões.Na prática não podemos afirmar ao certo este numero,mas com certeza a população será menor que a teoria.
Malthus está correto quando diz que se não cuidarmos da natalidade,faltará alimento para a população,mas esta errado quando diz que não há alimento para toda a população.Devemos melhorar a distribuição do alimento,para que ele chegue a todas as pessoas do mundo.