terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MALTHUUS (:

Malthusiana, a neomalthusiana e a reformista, são três, de muitas teorias, para explicar o crescimento populacional. Essas, entretanto, se destacam por serem relacionadas.
a teoria demográfica Malthusiana (1798), feita por um economista inglês, chamado Thomas Malthus. Esse, dizia que a população mundial ia crescer em um ritmo acelerado, na progressão geométrica:(1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, na progressão aritmética: (1, 2, 3, 4, 5, 6...). segundo Malthus, ao fim de duzentos anos, o aumento da população seria 28 vezes maior do que o aumento da produção de alimentos.
Defendendo a tese de que faltaria comida no mundo. Já a teoria Neomalthusiana é a teoria que começou a se desenvolver nas primeiras décadas do século xx, recriando-se nas idéias de Malthus. Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional de um ponto de vista catastrófico, falando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra acabarão. ENTRETANTO a teoria reformista é totalmente contraria a de Malthus: sua principal afirmação nega o princípio malthusiano. Para os eles, é a pobreza que gera a superpopulação, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde etc, o que regularia o crescimento populacional. Concluindo então que é exatamente a falta dessa condição que gera o crescimento desenfreado da população. E, resolvendo a pobreza, resolveria também o problema da superpopulação