terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teorias Demográficas

Creio que a Teoria Malthusiana está correta, porque segundo Thomas Malthus, o estatístico, demógrafo e economista, fala que depois que houve um crescimento na produção de alimentos, no combate a doenças, da colocação de saneamento básico, quando as condições de vida nas cidades melhoraram e quando vieram os benefícios vindos da Revolução Industrial, assim a taxa de mortalidade caiu, e o aumentando do crescimento natural. Malthus estava alertando a todos que esse crescimento acelerado iria acarretar um problema sério, a falta de recursos alimentícios e isso iria gerar a fome no mundo, a teoria Malthusiana não mostra nada além de um problema futuro que o planeta terra irá sofrer, se assim continuar o crescimento populacional, e os recursos continuarem os mesmos, assim a fome irá se expandir cada vez mais e o número de pessoas que irão morrer de fome serão cada vez maiores. Por sua vez a Teoria Demográfica Reformista é uma espécie de resposta de países desenvolvidos à Teoria Malthusiana e assim inversa a ela, segundo a Teoria Reformista mostra que a alta taxa de natalidade se origina em consequência ao subdesenvolvimento, que seriam os problemas sociais e econômicos os culpados, eles tentam partir de situações que deparamos no nosso dia a dia, como uma teoria vista para eles mais realista e assim as famílias com condições mínimas de vida, tentem a ter menos filhos. Essa teoria não faz sentido e faz ao mesmo tempo, mostrando que a falta de cultura, educação e preconceito fazem com que o subdesenvolvimento sofra mais com a natalidade do que os países desenvolvidos, e não faz sentido quando fala que pessoas com condições mínimas tentem a ter menos filhos, o que nós deparamos hoje em dia, é quando olhamos na rua, nas televisões, Internet ou qualquer meio de comunicação vemos que pessoas com menos cultura e menos condições de financeiras tem mais filhos que pessoas bem financeiramente.
Os alimentos transgênicos, são alimentos que o seu DNA foram alterados, sofreram modificações geradas pela transferência de características vinda de uma espécie para a outra, assim esses alimentos seriam uma espécie mais resistente a qualquer tipo de praga na agricultura (já foi mostrado que uma praga atacou os alimentos trangênicos), assim poderiam crescer e aumentar a produtividade, esses alimentos são proibidos porque segundo o que dizem é que não foram ainda testados cientificamente, acho essa colocação tem um tanto de ganância, pois o que seriam das multinacionais que vendem venenos? Muitas pessoas ainda não pensam nas que morrem de fome e sim no dinheiro que elas irão ganhar. Acho que os alimentos trangênicos poderiam ser sim uma solução muito viável para combater a fome no mundo, pois eles tem uma maior produção com menos custo de plantio.
Segundo o escritor ecologista, ele acha que as plantações em propriedades menores podem vir a ser melhor, pois lá poderão se plantar vários tipos diferentes alimentos, assim tendo alimentos durante o ano todo, pois cada plantio tem sua época, e tendo plantios diversificados quem mora ou sobrevive delas terá o ano todo do que se alimentar. E já quem produz as chamadas plantations, que são as grandes produções, terá apenas um tipo de alimento e durante um período só do ano.
A cada segundo que passa nascem muitas novas crianças no mundo, desta forma o indicie de população no mundo cresce a todo instante. “Há quase 7 bilhões de seres humanos atualmente, o dobro do que havia em 1965, com a adição média de 75 milhões de pessoas por ano. Projeções da ONU dizem que pode haver um adicional entre 2 e 4 bilhões até 2050. O planeta jamais passou por algo semelhante”. Daqui há alguns anos vamos viver como se estivéssemos dentro de um trem saindo da estação com uma super lotação, o mundo não irá ter estrutura suficiente para suportar tantas pessoas. Creio que estamos novamente em frente a uma situação onde a política poderia interferir junto com a religião, fazendo algo com que controlassem a natalidade do mundo, ajudando o mundo e a todos nós que vivemos nele.

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286433.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u628157.shtml


Feito por : Stephanie Mazzaferro

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Obrigado, J. P., por "postar" o texto da Stephanie!!!