terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teorias Demográficas

A teoria malthusiana, criada por Thomas Malthus no século XVIII, tinha a perspectiva de que o crescimento populacional excedia a capacidade da produção de alimentos. Assim, o crescimento populacional seguiria um ritmo de progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos iria ter a progressão aritmética, que, consequentemente, resultaria na fome e miséria. Seguindo os pensamentos do filósofo Karl Marx, os teóricos, conhecidos como marxistas, denotam sobre a teoria reformista. A teoria prega que a causa da superpopulação seria o modo de produção capitalista em que a sobrevivência do capitalismo necessita de um excesso relativo desta população. Esta idéia mostra claramente que a miséria era considerada como a principal causa do crescimento populacional, e que estes pensadores pregavam a criação de reformas sócio-econômicas a fim de melhorar o padrão de vida da população com renda baixa, por esse pensamento essa idéia está intimamente relacionada aos fatos referentes à atualidade.
A utilização de transgênicos seria uma alternativa para a diminuição de miséria e fome, contudo, embora haja o aumento na produção dos alimentos, esta mudança também acarretará em diversos problemas como: aparecimentos de novos vírus, eliminação de populações benéficas, diminuição da biodiversidade, implantação de novas proteínas que podem causar reações alérgicas, entre outros. Segundo ecologistas do mundo inteiro, os alimentos transgênicos são apontados como vilões. Estes especialistas relatam que a ciência não tem controle sobre o funcionamento dos genes, alegando que o principal foco para a sua utilização seja a lucratividade, o que relativamente se torna um grande problema. Em supermercados, por exemplo, a quantidade de produtos tóxicos que compramos é grande e nem ao menos sabemos o quão transgênico possa ser. Continuando a falar sobre população e rentabilidade de alimentos, a quantidade de habitantes do nosso planeta é de 6,6 bilhões de pessoas. É perceptível que a população não irá parar de crescer, e a comida também não irá terminar, o que levará as pessoas a pensarem que não irão morrer de fome, porém, continuará o disperdício.
Em suma, creio que assim como a teoria malthusiana esteja correta, o ecologista José Lutzenberger também. Sua tese relata que as pequenas propriedades de terras seriam a solução, pois podem ser plantado diferentes tipos de alimentos/produtos, invariavelmente no que ocorre em plantation, que somente um produto é colhido.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Emerge de teu texto uma questão: não seria justamente esse o problema: a busca de uma sempre e maior rentabilidade!? Se esse é o caso, por que isso é feito!? Pense sobre, mas procure não jogar a culpa no aumento populacional (sorriso)!
Abraço,
Prof. Donarte.