segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Teorias geográficas: verdades e mentiras

Thomas malthus, comprovou há algum tempo atrás, que a teoria malthusiana estava certa. Ele como um estudioso das ciências sociais, acompanhou o crescimento de uma população, tendo em vista que de 1650 até 1850, 200 anos, o numero de indivíduos dobrou, uma possível explicação seria o aumento na quantidade de produção de comida, a melhoria da condição de vida, como, saneamento, dentre outras coisas e a uma maior efetividade no combate a doenças, todas as melhorias advindas da revolução industrial. Segundo Malthus, deveria haver um controle de natalidade, pois se o numero de pessoas continuasse a aumentar, poderia ultrapassar a demanda de alimento, gerando fome, o que está correto.
Assim como esta teoria, há também a teoria demográfica reformista que diz exatamente o contrario da malthusiana. Segundo a teoria reformista, as taxas altas de natalidade não seriam necessariamente a causa dos problemas do subdesenvolvimento, mas sim o que ele acarreta. A teoria reformista parte do principio mais realista, de que as pessoas com menos renda teriam mais filhos, ao contrario da malthusiana que simplesmente supõe que as pessoas com menos renda teriam menos filhos. Nossa capacidade de produção de alimentos ainda é rentável para nossa quantidade de habitantes, que esta por volta dos 6,6 bilhões de pessoas. Mas é claro que a população mundial não vai parar de crescer e a comida algum dia vai ficar escassa, portanto seria importante investir em novas tecnologias que poderão vir a nos ajudar futuramente. O plantation pode ser menos efetivo pois visa a monocultura de exportação, produz somente um tipo de produto em um terreno, visando unicamente a exportação, sem preocupação com a economia do próprio país, já as pequenas fazendas gerariam verba para o próprio pais.
Com tudo, nosso planeta poderia acolher no Maximo 16 bilhões de pessoas, para ter uma idéia, as ruas de porto alegre e do resto do mundo ficariam como o centro de Tókio no Japão, lotadas de pessoas sem muito espaço para se locomover, pois haveria nada mais e nada menos do que mais que o dobro de pessoas no mundo, isso sem sombra de duvida seria o caos total, faltaria comida, água limpa, a sujeira gerada por todo esse povo entupiria os esgotos, causa de enchentes freqüentes e dentre muitas outras coisas como a poluição da atmosfera que seria diversas vezes mais forte, neste caso eu acreditaria que o mundo realmente iria acabar.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Aí seriamos obrigados a mudar, não é mesmo!?

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ah! Tem uma coisa que deixei passar: "Thomas malthus, comprovou há algum tempo atrás, que a teoria malthusiana estava certa"?!?!!?! Explique este tua afirmação...
Duvido que ela se mantenha de pé...