domingo, 29 de março de 2009

Aquecimento Global

Não é de hoje que falam no aquecimento global, a muitas décadas atrás ja se falava que a temperatura do planeta estava aumentando, e que iria aumentar cada vez mais.

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre, ( não só em um lugar específico, e sim em todo planeta) que cada vez mais tem preucupado a comunidade científica. Acredita-se que isso tudo seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs. A grande preocupação de hoje em dia, é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, tendem a aumentar, poderão vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, colocando em risco a nossa própria sobrevivência.

Se não tomarmos medidas drásticas, de forma a controlar a emissão de gases do Efeito Estufa, é quase certo que teremos de enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, na qual os efeitos serão drásticos, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais (agora causadas indiretamente pelo Homem) alguma vez registradas no planeta.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezado Luiz,
Podes (é um convite, não uma obrigação) escrever mais sobre o fato de o aumento de temperatura ser em todo o planeta!? Acho isso interessante porque da maneira como é colocado pela mídia, parece que o Efeito Estufa só mostra seus efeitos em pontos determinados... Podes, inclusive, informar a gente quais os pontos do globo que mais sofrem com este aumento de temperatura que é global!
Abração do prof.,
Donarte.