terça-feira, 31 de março de 2009

Aquecimento Global

Como este assunto é abordado desde o fim do século XIX, todos já estamos saturados de tantas informações lançadas sobre nós. Particularmente, à partir de meados de 2007, venho acompanhando com mais interesse este fato e posso observar, que neste ano, quando comparado com outros, a mídia futucou este assunto abusivamente.
Com certeza, o Planeta está adquirindo uma nova roupagem, acompanhamos nos noticiários e nos jornais, fatos concretos sobre este quesito. Todos admitimos, pois podemos sentir, que algo está mudando: seja a temperatura ou elevando-se, ou esfriando-se. Esta polêmica do Aquecimento Global tem como fundamento três correntes de pesquisadores: os fryers - acreditam que o ar e as águas dos oceanos da Terra estão aquecendo-se; os freezers - defensores da teoria que o Planeta Terra está congelando; e, finalmente, os que afirmam que este efeito é cíclico, ou seja, de tempos em tempos nosso Planeta enfrenta crises de calores excessivos, bem como, tempos de frios demasiados.
Sinceramente, atualmente não possuo uma opinião definitiva. Em 2007, era adepta da teoria fryer, pois esava com um pensamento fortemente atrelado ao que a mídia divulgava. Sem pesquisar, defendia esta teoria, incorporando-a ao meu dia-a-dia. Porém, hoje em dia, com uma posição muito mais crítica para/com as informações que me cercam, procuro pesquisar cada aspecto, não somente sobro o Aquecimento Global propriaente dito, mas sobre tudo, antes de assumir uma posição definitiva.
Como torias são ultrapassadas diariamente, não posso me posicionar, afirmando qual é a correta, ou qual não o é, e nenhuma me parece totalmente eficaz, pois, para mim, não explicam todos os fatos que ocorrem . A única postura que adquiri foi a de, primeiramente, sondar e tomar conhecimento do que posso fazer para poupar a Terra de desgastes desnecessários; posteriormente, erradiquei, ao máximo que pude, feitos ecologicamente incorretos. Não é fácil abdicar de certos hábitos "confortáveis", porém, certamente, todos os dias antes de dormim, me sinto leve, de consciência tranquila: pelo menos, eu fiz a minha parte. Se não servir para o Aquecimento Global, certamente, outras áreas do Planeta serão beneficiadas.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Carrion,
Teu texto tem forte apelo ambiental! Há uma produção cinematográfica, um curta que, por falar em coisas inconvenientes, nunca foi para as salas de cinema, nem para os pequenos ciclos de filmes... Ele é a cara do teu texto!
Convido-te para assistir: http://sununga.com.br/HDC/ (Chama-se “A História das Coisas”)!
Abraço!

Fernanda Carrion disse...

Muito obrigada, sor!
com certeza assistirei!
Abraços!