segunda-feira, 30 de março de 2009

Aquecimento Global

Semelhanças nos textos serão meras coincidências visto que o assunto "Aquecimento Global" é um dos mais falados, comentados e discutidos hoje em dia. Acho que a opinião de cada um é que vai fazer a diferença.. Pois lá vai a minha:

Dizem que o Aquecimento Global nada mais é que o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície terrestre. Cientistas, meteorologistas, climatólogos, historiados, geógrafos e biologos e muitos outros profissionais debatem sobre as causas de tal de Aquecimento Global: é uma causa natural ou é por causa da ação humana?

Acredito que seja uma causa natural, já foi revelado que de tempos em tempos a temperatura da Terra se eleva, como um ciclo. Um ciclo que acontece de tantos em tantos anos. E porque o pavor com o Aquecimento Global? Minha vó sempre diz: "quem não deve não teme." Acho que esse dito popular se encaixa direitinho nesse assunto porque se o mundo esta com medo desse aquecimento é porque alguma coisa foi feita de errado. Se o Aquecimento Global fosse encarado apenas como um ciclo terrestre, nada poderia ser feito.

Mas não, o ser humano usa seu conhecimento contra si próprio. Não é possível, porque todo mundo está sabendo desse esquema de aquecimento e nada fazem. As industrias continuam jogando suas fumaças imundas no ar, cada vez mais a atmosfera está poluida e ningém faz nada. Quem tem o poder de fazer alguma coisa é, com certeza, o primeiro a dizer que alguma atitude deveria ser tomada rapidamente, mas pergunta se o indivíduo usa esse poder para realmente acelerar essa atitude..!? Não usa!

E por isso a gente está desse jeito :)
A natureza, eu acredito, que esteja fazendo a parte dela. Está realizando os seus ciclos, mas, com agravantes proporcionados pelos homens só pode dar cacaca mesmo.

A gente está cavando nossa própria cova, quando nos dermos conta, já estamos mortos e enterrados. Aí não tem mais jeito ;)

(uhhhh.. desabafo!)

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Marília,
O teu texto faz uma ponderação bastante interessante entre os “alarmistas” e os “céticos”!
Gostei da seguinte parte: “‘quem não deve não teme.’ Acho que esse dito popular se encaixa direitinho nesse assunto porque se o mundo esta com medo desse aquecimento é porque alguma coisa foi feita de errado.”.
Gostei dessa parte porque parece (e é) verdadeiramente óbvio que, por mais que saibamos dos “ciclos de Milankovitch” (ver: http://www.botanicasp.org.br/educacao/milankovitch.html), e, portanto, toda a alteração climática pode ser “normal”, por que a preocupação!? Quem não deve não teme, e, me parece que a humanidade está com medo e isso é certamente porque deve, e deve muito à Natureza!
Abraço!