domingo, 29 de março de 2009

Aquecimento Global

O aquecimento global é um assunto antigo, estudado há algumas décadas. Ele trata da elevação da temperatura média da Terra, dos oceanos, do ar. Muitos estudiosos acreditavam que ele não aconteceria e outros o negam até hoje. Mas já é uma realidade e podemos percebê-lo. As geleiras estão derretendo, com isso o aumento do nível dos oceanos, diminuição de área coberta por gelo, entre outros.
O fenômeno ocorre graças aos chamados gáses estufa, que em muito acúmulo na superfície, acabam funcionando como uma estufa, não deixando os raios do sol saírem da superfície terrestre. Os principais gáses estufas são: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e CFC's.
Está aquecendo cada vez mais porque estarmos lançando muito deses gáses na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, que é o principal causador do aquecimento global.
E, se continuar a Terra continuar a aquecer nesse mesmo ritmo, podem acontecer tragédias, como o desaparecimento de algumas ilhas e cidades costeiras.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Nathalia,
Faltou só a tua opinião... Ah! E mais uma coisa: “o efeito estufa é benéfico para a Terra” – o que achas dessa afirmação!?
Abraço,
Prof. Donarte.

P.s.: Em aula eu explico o que estou querendo dizer... Mas aguardo resposta a este instigamento...