quinta-feira, 19 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo Geográfico

  • Determinismo Geográfico: surgiu na formação da Alemanha (1871); este conceito foi criado pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel.

"O meio onde o homem vive o transforma, modifica, influencia etc.".

Os conceito mais modernos, afirmam: "O homem é o meio onde vive".

Particularmente, eu concordo com esta definição.

Existe uma párabola que aforma que somos como uma semente plantada na terra, conforme vamos absorvendo seus nutrientes, crescemos e agimos de acordo com suas possibilidades.

Mais duas citações reforçam meu argumento.

"...as palavras podem ser como os raio x, se as usarmos adequadamente: penetram em tudo. A gente lê e é transpasado." Livro - Admirável Mundo Novo

"Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas." Livro - Admirável Mundo Novo

Ou seja, a maioria das pessoas pensam e agem da mesma forma... manipuladas, geralmente, por um fator variável, seja ele, cultura, tribo, etc.

  • Possibilismo Geográfico: surgiu no final do século XIX, na França, em resposta ao Determinismo. Seu criadorfoi Paul de La Blache.

"O homem tem potencial para modificar e adaptar o meio de acordo com suas necessidades."

No meu pontode vista, este conceito não pode ser generalizado. São poucos indivíduos, em nossa sociedade atual, que conseguem libertar-se do conformismo e do padrão. É mais fácil continuar numa zona de conforto, moldada e planejada por castas superiores, à enfrentar, confrontar e mudar a dura realidade que somos submetidos diariamente. Porém, creio sim, ser possível, que uma parcela da sociedade rompa essa barreira do "pré-pronto".

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Carrion,
Gostaria que tu explicasses melhor a seguinte frase: "O homem é o meio onde vive"!
Ao explicá-la, aproveite para argumentar o “porquê” de tu concordares com tal definição...
Talvez fosse interessante, já que levas a discussão para esse lado, fazeres uma aproximação entre “determinismo geográfico” e o “determinismo na literatura”... O que achas!?
Podes comentar, visto que citas Huxley ("Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas"), a respeito do “determinismo” provocado pela “mídia de massa”, pelo “condicionamento”, pelas “tribos”, etc.
A respeito da tua opinião acerca da dificuldade de o homem se “libertar” de certas situações (por comodidade), isso não inviabiliza a tese possibilista, pois, no exemplo usado por ti, a mudança não acontece em virtude o homem “não querer de fato” – embora isso seja discutível...
Aguardo uma contra-resposta!
Abraço,
Prof. Donarte.

marina disse...

cara fernanda,

tenho certeza de que nao foi com intenção preconceituosa ou neonazista que concordas com o determinismo, mas por simples falta de conhecimento, informação, por isso lhe peço que antes de formares opiniões sobre sua preferência, que estude melhor antes.
Lhe digo que o determinismo, por ter a ideia de que a superioridade de raças é possível, foi aproveitada pela Alemanha Nazista para comprovar a superioridade da raça ariana sobre os judeus, homossexuais, ciganos, entre outros que sofrefram do mais cruel genocídio da história.
Portanto, agora que tem essas informações, lhe sugiro que retire sua opinião, que pode ser mal vista, como uma opinião preconceituosa ou neonazista. A menos que concordes com o assassinato de mais e 6 milhões de judeus por serem explicados pelos alemães como de raça inferior.
Saudações amigáveis,
Marina

Maria thalyta(estudante) disse...

Um resumo básico sobre o DETERMINISMO e o POSSIBILISMO:

DETERMINISMO:
-Surgiu no séc.XIX ,com a passagem do capitalismo industrial para a fase imperialista.
-Determinismo é o meio natural que determina o comportamento do ser humano.
-A escola alemã geográfica foi o principal defensor dessa corrente de pensamento.Participam:
* Karl Ritter
* Alexander von Humboldt
* Frederick Ratza

POSSIBILISMO:

-Surgiu na frança no fim do séc.XIX na Alemanha , nos primórdios do séc.XX,nos Estados Unidos ,na déc. de 1920.
-Possibilismo : o homem pode, através de técnicas e habilidade de modificar o meio.
-Seu principal defensor foi:
*Vidal de la blache