sexta-feira, 13 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo...

Determinismo: Conceito expresso pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel. A teoria acredita nas influências das condições humanas, que atingem a ação do homem e também sua mente. O geógrafo acreditava que as lutas e guerras, tinham como objetivo conquistar seus espaços e organizá-los, para boa qualidade de vida. Acreditavam, que quanto melhor fosse o meio, maior era o nível da sociedade em que lá viveria.

Possibilismo: Nesta teoria, o homem é o principal agente geográfico. ela surgiu na França no séc. XIX, sendo a reação ao determinismo, uma contradição. Foi Paul Vidal de la Blache o principal proponente. Acredita-se que o ambiente é um fornecedor de recursos, muitas possibilidades, para a vida. O homem é uma consequencia de hábitos e costumes, onde lhe permitem usar os recursos naturais oferecidos pelo ambiente em que vive.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

E qual das teorias tu achas mais acertada, Isadora? Por quê?

Isadora Viegas disse...

Eu acho o possibilismo a teoria mais acretada, pois o homem evolui seu pensamento sobre as coisas, a partir do uso dos recursos que o espaço, o mundo e a natureza o oferecem. Acredito que o homem nunca chegaria onde chegou, se não explorasse o que a natureza do seu espaço o oferece.