domingo, 15 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo

A diferença entre o determinismo e o possibilismo surgiu a partir de uma determinada leitura da obra do iniciador da geografia política.
O determinismo acredita que tudo aquilo que acontece já está predestinado. Ele determina que nós façamos nossas escolhas, mas que não escolhamos o que temos preferência, o que herdamos dos nossos antepassados. Sendo assim, consequentemente, não somos nós que determinamos nossas escolhas e sim os nossos antepassados.
Já o possibilismo surgiu como forma de protesto ao determinismo. O possibilismo afirma que nós podemos modificar o modo como se vive. E ainda afirmam que isso também é possível decorrente ao conhecimento de muitas maneiras de fazer com que isso aconteça.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Helena,
Qual a tua opinião a respeito disso tudo!?
Abraço do prof.,
Donarte.

Helena Haas disse...

Eu concordo mais com o possibilismo, mas não que eu ache que o determinismo está errado. A idéia do possibilismo me agrada mais porque eu acredito que nós podemos sim modificar o modo em que vivemos e não que já nascemos com isso predestinado. E que o que acontecerá na nossa vida, como as escolhas, somos nós que decide e não os nossos antepassados.

josias disse...

Muito bem!!! Srª. Helena faço minhas suas sábias palavras. ótimo esclaracimento.