domingo, 15 de março de 2009

Determinismo e possibilismo

Por volta do século XIX é elaborado, pela escola alemã, mais precisamente por Friedrich Ratzel, o determinismo, que foi influenciado pela teoria evolucionista de Darwin. Ele defendia que as características dos povos se devem à influência do meio natural. Todas as lutas entre as espécies seriam em busca de um espaço melhor, pois ele determinava o seguimento da vida.
Como resposta a teoria da escola alemã, surgiu o possibilismo, implantado pela escola francesa. Ele dizia que os seres sofrem influência do meio, mas tem plenas condições de mudar e melhorar o seu modo de vida, pois conhecem muitas técnicas para isso.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Olá, Victória!
Duas coisas:
(i) o que Darwin e Ratzel têm em comum!?
(ii) qual a tua opinião sobre isso tudo!?
Abraço,
Prof. Donarte.

Unknown disse...

A teoria evolucionista de Charles Darwin inspirou o determinismo. O pensamento de que as mudanças aconteceriam por seleção natural se tornou comum entre eles, o que leva a essa forma de pensamento.
Eu acho que o possibilismo é o pensamento mais viável. Nós fomos descobrindo ao longo do tempo instrumentos capazes de fazer com que transformássemos o nosso modo de vida, o nosso local, o meio onde vivemos, e que não é totalmente determinado o desenrolar da vida de acordo com o meio. Pensando bem, eu vejo que características de ambos são "verdadeiras", se é que posso dizer assim, mas a que mais bate com o meu pensamento é o possibilismo.