quinta-feira, 12 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo.

O determinismo prega as condições naturais influenciam no meio do homem, como se uma pessoa que nasce na Espanha teria uma vida com mais oportunidade do que uma que nasce no Acre. E que tudo o que acontece é causado por acontecimentos ou circunstâncias anteriores.

O possibilismo diz apesar de o homem sofrer influências do meio, ele pode transformá-lo conforme suas necessidades e os conhecimentos das técnicas para modificar a natureza em beneficio próprio.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Camila!
Aí eu, como professor, só para te fazer pensar um pouco mais sobre o assunto, te pergunto: são iguais as “oportunidades” de um habitante da Espanha e de um habitante do Acre?
Podes me dar a reposta aqui ou em aula, O.K.?
Estou no aguardo!
Abraço do Prof.,
Donarte.

Anônimo disse...

Não de acordo com o determinismo. Pois para ele, um habitante da Espanha terá muitas mais oportunidades na vida do que um habitante do Acre. Já para o possibilismo ambos fazem o seu meio, ou seja tem as mesmas chances, mesmo sendo meio lógico o fato de que um espanhol vai acabar tendo mais chance do que o habitante do Acre, mas mesmo assim para o possibilismo ambos têm a mesma chance.