domingo, 15 de março de 2009

Possibilismo e determinismo

Determinismo: é a teoria que tem como base que tudo o que ocorre, mesmo vontades e escolhas humanas, são causados por acontecimentos anteriores, sendo o homem fruto direto do meio. Assim, o ser humano não possuí liberdade total de decidir e influenciar no que acontece ao seu redos.
Possibilismo: é a teoria de pensamento geográfico que tem como boase que o ambiente natural é um mero fornecedor de possibilidades para modificação humana, sendo assim, o ser humano tem plena liberdade para utilizar a natureza como quiser.
Determinismo é o contrário do possibilismo e vice-versa. Determinismo diz que o meio influencia o homem e o possibilismo diz que o homem influencia no meio.

7 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Nathalia,
Com qual das teorias tu concordas!? Por quê!?

Nathalia Duarte disse...

Acho que os dois tem suas verdades. Tanto o Determinismo, porque nós vivemos de acordo com o que está disponível no nosso meio e, assim, ficamos presos ao que nos é fornecido, quanto o Possibilismo, que diz que podemos utilizar o meio do modo que quisermos, que nós modificamos o meio.
Mas, decididamente, não concordo que o ser humano é um fruto do meio, que nem diz o Determinismo.

Unknown disse...

lukas:.eu acho que o deter minismo éh o mais certo,pq o homem tem sim o poder de modificar a natureza(destruir),mais com um porem sem ela ele naum vive
pois então nos somos madado pela natureza

Sueslany ;* disse...

ah .. muito obrigada respondeu minha pergunta ..

Parabéns ..
e tirou minhas dúvidas ..

Obrigada !!

Sueslany moura , 14 anos ...

Jagauretama -ceará

Sueslany ;* disse...

é acho que um pouco dos dois tem umas verdades ..pelo menos é o que eu penso ..sueslany

Vinicius Santos disse...

Lukas o que voc~e defende então é o possibilismo e não o determinismo.
Já que você acredita que o influencia o meio e utiliza os recursos a seu bel prazer.

Lembremos que o determinismo como vigorou foi utilizado de forma para justificar ideias racistas, como as pessoas dos tropicos são preguiçosas por causa do tempo. Apenas mais uma forma de legitimiar a dominação e o imperialismo europeu em outros continentes. Deve-se tomar cuidado ao defender essas ideias.

Anônimo disse...

Eu comcordo com o possibilismo, pois o homem tem total influencia para a modificaçao do meio natural! mais é o tipo da coisa que isso pode gerar coisas terriveis no futuro. A natureza tambem sabe reagir contra os homens, mais a vingança dela é bem pior...