sexta-feira, 13 de março de 2009

Teoria Determinista x Possibilista

A discussão teórica entre o determinismo e o possibilismo retorna à geografia na primeira metade do século 20. O determinismo, fundado pela escola alemã, prega o ambiente como influência nas características do homem, portanto, marcado pelo meio que o cerca. O possibilismo, fundado pela escola francesa, refere-se aos efeitos do meio sobre o homem, surgindo como resposta ao determinismo.
O contexto histórico da época favoreceu a expansão e discussão entre essas teorias, principalmente com a derrota da França de Napoleão na guerra Franco-Prussiana (1870-1871); o confronto estabelecido entre a Alemanha e França na 1ª Guerra Mundial, e a reconhecida superioridade da geografia alemã sobre a francesa, fazendo com que surgisse esta vinculação do determinismo à geografia alemã e do possibilismo à geografia francesa.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Daniel,
O que me dizes: então, se a Alemanha saiu vitoriosa da guerra frente à Alemanha é porque sua teoria também era superior!? Sim ou não!? Por quê?
Aguardo resposta...
Até mais,
Prof. Donarte

Daniel Machado Bruno disse...

Professor Donarte, penso que cada teoria tem seus preceitos ligados a sua escola fundadora. O Determinismo foi criado anteriormente ao Possibilismo, que foi uma resposta francesa à Alemanha, devido ao enfrentamento destas nações, como na guerra Franco-Prussiana.Creio que o fato da França ter sido derrotada, favoreceu a expansão da teoria Determinista perante a Possibilista, já que as duas teorias estavam em discussão, eram antagônicas e o cenário de conflitos marcavam essas nações.
Porém, não creio que o fato da Alemanha sair vitoriosa da guerra deveu-se a sua teoria supostamente superior e que o fato da vitória a eleva como tal.Particularmente, acredito na teoria Possibilista, apesar do homem ser influenciado pelo meio onde vive, pois o homem modifica o meio conforme suas necessidades, poder e ganância e muitas vezes, acarreta graves consequências, como a reação da natureza devido a sua transformação radical e destruição, inserido no contexto do aquecimento global.
Abraço,
Daniel