domingo, 6 de dezembro de 2009

Teoria Demográfica

Esse assunto, a cada dia que passa, persuadi diversos pesquisadores no ambito geográfica que tem medo do amanhã:da superlotação que esta cada vez mais iminente em nosso planeta. Como já foi dito, segundo a teoria de Malthus, a populaçao cresce em uma progressão geométrica em detrimento do alimento que cresce em projeção aritimética.Concordo com o comentário feito pelo Daniel, afinal se pararmos para pensar, exclusivamente no Brasil, vemos que a há uma carência alimentícia em diversos estados brasileiros que, de fato, não era para ser assim em virtude da quantidade abundande de comida que temos.Logo, Malthus com sua teoria denotou muito bem o que o mundo está passando: a taxa de natalidade cada vez mais crescente que assusta(como já foi dito também, o número de cidadãos em 2050 pode chegar a 9,2 bilhões) por tornar-nos mais suscetíveis a guerras futuras pelo petróleo, por comida e principalmente pela água;um bem que acabá em breve. Por falar nisso, diversas notícias já nos mostraram que Essa que nós bebemos e disperdiçamos desde o lavar o rosto até enxaguar o carro, é um bem escasso e que será cobiça em um futuro não muito distante.
Soluções para essa superlotação que está se formando aparentemente não é difícil.Se vermos em nosso meio a quantidade de pessoas que mesmo sem ter condições financeiras viáveis, possuem muitos filhos, vemos que aí já começa um dos fatores que desencadearão um "excesso" no amanhã.Para começar, o legislativo devia criar uma lei afim de retardar um número abusivo de filhos e ser proporcional a renda, até por que muitos desses que nascem sem infra- estrutura tendem a ficar marginalizados e serem ladrões por falta de comida em suas casas.Nesse exemplo, já fica claro que uma coisa liga a outra: marginalizaçao e desemprego estão atrelados a partir da desigualdade e, obviamente, do contingente de pessoas querendo trabalho e não conseguem.Se pegarmos um outro exemplo, a China, o país mais populoso, veremos que o controle de natalidade é constante e que os abortos também(não sou a favor de aborto, pois deve-se haver conscientizacão e maturidade para ganhar um membro na família).É claro que lá, por tem gente em demasia, é necessário essa atuação do estado, mas aqui também já deve vigorar algo parecido para não explodirmos também(como o caso da India que sua população cada vez mais cresce e tente a passar a China).
De fato, a discussão aqui, era para falar mais duas teorias mas, cabe a nós, alunos, fazer correlações no mundo que permeiam diversas vertentes ideológicas e pensamentos opostos.Em minha visão geral, se não começarmos a fazer nada agora, a tendência é piorar.Juntamente a isso, pensemos em uma coisa: Quanto mais pessoas, mais poluição que acarreta em mais produção, em maior quantidade emanada de dióxido de carbono das indústrias, de maior monóxido de carbono produzido pelos carros que afetam diretamente a atmosfera e aumenta ainda mais o efeito estufa, que tem tudo haver com o aquecimento global, que é o que toda nação mais teme até o prezado momento, ou para outros crentes, o fim dos tempos em 2012. Que louco não? De um assunto já imendamos em outro e aí está o planeta: um geóide que não sabemos certamente como se formou; será o Big Ban?


Fonte: myself(eu mesmo)

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rodrigo - vulgo "myself(eu mesmo)" - (risada!)... Será que entendestes mesmo o texto do Daniel!? Ele não me pareceu defender um ponto de vista semelhante ao teu; fortemente malthusiano (sorriso!)! Será que teus argumentos se mantêm de pé frente aos Reformistas!? Pensemos...