terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teorias Demográficas

A teoria de Malthus fala que a população mundial cresceria em progressões geométricas (2, 4, 8, 16,...) enquanto os alimentos cresceriam em progressões aritméticas (2, 4, 6, 8,...), fazendo com que , em um certo ponto, não houvesse mais alimentos para toda a população. Dados comprovaram que Malthus estava equivocado quanto a sua teoria, pois o mundo pode suportar uma população superior a atual e que o mundo não atingiu as progressões estabelecidas por ele.
Opondo-se a teoria de Malthus estão os reformistas que afirmavam o problema era a má distribuição de alimentos para a população, e não a falta deles. Eu, particularmente, acredito que a teoria dos reformistas esteja correta, e não a de Malthus, pois alem da população não ter as progressões mencionadas, a tecnologia da qual disponibilizamos hoje em dia inviabiliza a teoria de Malthus, reforçando a teoria dos reformistas .
Outro fator abordado e também muito discutido são os transgênicos. Muitas pessoas afirmam ser essa uma das saídas para a fome mundial, enquanto outros defendem que não seria essa a saída . Eu concordo com aqueles que afirmam que transgênicos não são a solução para a falta de alimentos, afinal não resolveria os problemas das grandes produções de um só alimento, um outro grande fator negativo dos transgênicos é a perda do sabor da alguns ou a durabilidade de outros. O único lado positivo, ao meu ver, é que eles poderiam ser produzidos fora de época o que seria interessante no combate a fome.
José Lutzemberger defendia a teoria que as pequenas plantações e nãos as plantations iriam acabar com a fome, pois com varias pequenas plantações teríamos uma grande diversidade de alimentos que poderiam suprir o mercado muito melhor do que produzir em uma grande área um só único tipo de alimento. Na minha opinião, a teoria de Lutzemberger está correta, outra forma seria a reforma agrária que tiraria da mão dos que tem muito e plantão pouco e dos que tem muito também mas plantão uma única agricultura, assim, com a loteamento das terras iria gerar moradias e dar subsistências a varias famílias isso seria uma outra forma também de acabar com a fome e com grandes movimentos como o MST(Movimento Sem Terra), só que sobre tudo isso estão os grandes monopólios da agricultura com influências diretas no governo.
Estima-se pela Organização Mundial (ONU) que em 2050 o mundo terá 9,3bilhões de habitantes e outras pesquisas realizadas fizeram previsões que o planeta suportará de 4 a 16 bilhões de habitantes.
Fonte :
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286433.shtml

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro J. P.,
Rever a concordância: “plantam” e “plantão” são coisas diferentes...
Senti falta de uma opinião mais tua, uma crítica mais ácida, sabe (sorriso)!?
Abração,
Prof. Donarte.

João Paulo disse...

mas sor eu dei a minha opinião quando estava falando se eu era a favor ou contra as teorias desculpe se não consegui expressar corretamente
abarção!