terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Teorias Demográficas

A teoria de Malthus criada em 1978 consiste em explicar que a população (descartando guerras, epidemias e desastres naturais) tenderia a duplicar em até 25 anos. Crescendo, por tanto, em projeção geométrica. Entretanto, a produção de alimentos teria um crescimento em progressão aritmética, com restrições por apresentar limite territorial. Apesar de um tanto radical, Malthus não estava completamente errado. Com 31 anos após sua teoria, a população teve um aumento significativo, porém não há escassez total de comida, como prevista.

A teoria Reformista foi criada em resposta e crítica à teoria neomalthusiana. Os reformistas indicam que uma população jovem numerosas é a conseqüência do subdesenvolvimento, pois à medida que as famílias adquirem melhores condições de vida, diminuem o número de filhos para não comprometê-los futuramente. Enquanto os neomalthusianos defendem a idéia de que quanto maior o número de habitantes, menos será a renda e a disponibilidade de capital a ser distribuída. A Reformista considerada a teoria mais realista por analisar problemas econômicos, sociais e demográficos de forma objetiva.

A crise alimentar internacional levou alguns países a proporem os transgênicos como solução. Mas isto renovou as advertências sobre seus efeitos negativos para a saúde e o meio ambiente. Por outro lado, cientistas, agricultores e ambientalistas de vários países continuam alertando que os produtos geneticamente modificados apresentam um risco e não é uma contribuição para a produção de alimentos

O ecologista José Lutzenberger escrevia que é a pequena propriedade de terra que contribui com a eliminação da fome do mundo e não as plantations, pois nas pequenas propriedades de terra se dá o cultivo de vários produtos agrícolas que contribuem para a eliminação da fome enquanto nos plantactions se dá o cultivo de um único produto agrícola em grandes extensões de terra, sendo que as vezes, parte da terra fica sem cultivo de nenhum produto.

O nosso planeta hoje é habitado por milhões de pessoas, de variados países. Neste ano já temos um grande número de habitantes, que se aproxima dos 6,5 bilhões. Sinceramente, não sei ao certo, qual o limite que chegará nosso planeta e sequer se tem limite. Acredito que se continuar nesse ritmo, as coisas podem piorar, pois quanto mais pessoas, mais poluição, e quanto mais poluição, mais acarretará no efeito estufa, e as temperaturas irão aumentar cada vez mais. Posso estar exagerando na minha posição, mas acho que o limite será quando o mundo “acabar”.