sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As várias definições do Tempo

O assunto Tempo nos remete a uma variedade de signficados, inclusive no que se refere ao período em que desempenhamos nossas atividades diárias. O tempo pode-se referir à História, que designa as transformações e conquistas durante as Eras pelas civilizações, mas também àquele que difere-se de clima, apesar de ainda existir a confusão quanto à essa diferença, designando as condições meteorológicas de um local, enquanto o clima indica as condições e características habituais, rotineiras de certos locais.
Dentro deste contexto, a hora é uma unidade de medida temporal que tem como base a velocidade do movimento de rotação e as dimensões do Planeta Terra. Ela já era utilizada pelas antigas civilizações, dentre elas, destaca-se a Egípcia. Atualmente, podemos relacionar o período de uma hora a outras medidas menores correspondentes, como 60 minutos e 3600 segundos.
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, sendo utilizados para calcular as distâncias através da Longitude, e que têm o de Greenwich como o principal. A definição quanto ao meridiano ocorreu a partir de um conferência mundial de astrônomos, realizada em 1884 na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários em todo o mundo. A escolha deste como referencial foi pelo fato de cortar o Observatório Astronômico Real, situado na região leste da cidade de Londres.
O Meridiano de Greenwich é o meridiano referencial para a implantação dos fusos. A partir deste Meridiano, que divide o globo em hemisférios Oeste e Leste, adianta-se uma hora a cada fuso no sentido Leste, e atrasa-se uma hora no sentido Oeste, justamente devido ao sentido do movimento de rotação terrestre, que se dá de oeste a leste.
Para que se saiba o horário em alguma cidade, é necessário conhecer o meridiano em que ela encontra-se e a posição dela em relação ao meridiano de Greenwich (marco zero). O cálculo é feito através da verificação dos fusos no mapa, em que deve-se analisar o ângulo e o sentido em que encontra-se, e comparar ao ângulo pedido, adicionando-se à hora legal se estiver a leste da cidade e subtraindo caso esteja a oeste desta. Como por exemplo: Se em Brasília for 17 horas, em Roma (Itália) - cidade localizada a cinco fusos de diferença no sentido Leste - deve ser adicionado 5 horas, visto que cada fuso ( ângulo de 15º) representa 1 hora, sendo portanto 22 horas. A maneira do cálculo simplificado encontra-se abaixo:

*(Fuso maior) - (Fuso menor) = Diferença de fusos (+ /-) hora legal*
A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta (movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo), pois devido a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante o movimento, que dura vinte e quatro horas. O planeta Terra possui uma forma esférica, mais precisamente de Geóide, e por isso quando realiza o movimento de rotação, uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. À medida que o movimento se realiza, as áreas que estavam iluminadas vão, gradativamente, perdendo luminosidade, e onde anteriormente era manhã passará a ser tarde. O planeta Terra possui 360° e o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, número de fusos, obtemos 15°, o que corresponde a 1 hora. O homem instituiu horários distintos no mundo, e a partir daí foi implantado o sistema de fusos horários. Portanto, existem 24 fusos, sendo doze para Oeste e doze para Leste. Desse modo, cada fuso situa-se entre dois meridianos, e toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui, consequentemente, o mesmo horário.
De posse dessas informações, podemos depreender que o Tempo envolve também questão política, quanto aos interesses das pessoas para a realização de assuntos e de negócios envolvendo dinheiro, inserido no contexto do sistema capitalista presente na sociedade, na qual não custa lembrar a tão repetitiva frase: " Time is money". Avançando no estudo do tempo e da hora, nos deparamos com outros tipos, dentre os quais, os abaixos:

- *Hora legal: Refere-se à hora oficial do país.
- Dia solar: O tempo solar é definido de forma que 24 horas solares – o dia solar - é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas do sol.
- Dia sideral: O tempo sideral é o tempo das estrelas, definido de forma que 24 horas siderais - o dia sideral– é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas de uma estrela ou do ponto vernal, ponto do Equador ocupado pelo Sol no equinócio de primavera no hemisfério Norte. Estes dois tempos diferem-se porque o Sol, dia a dia, se move em relação às estrelas devido ao movimento da Terra em sua órbita em torno do Sol.
Hoje, o tempo se faz presente em nossas vidas e é de extrema importância para a organização de atividades e compromissos, e também para entender o processo de evolução do planeta, na qual ele está intrínsecamente ligado.

Imagens:

- http://cmarinho.files.wordpress.com/2007/05/mapamundi.jpg
- Fusos horários no mapa;


- http://www.estradar.com/wp-content/uploads/2007/10/tempo-2.jpg
- A passagem do tempo;


- http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Meridiano_de_greenwich.jpg
- Meridiano referencial;

- http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/images/imagem5.jpg&imgrefurl=http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/corpo.html&usg=__0mE8gfyEMsbX_Th4yQq9mbGb7UQ=&h=999&w=945&sz=67&hl=pt-BR&start=3&tbnid=oiORvhH4pEOHJM:&tbnh=149&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3Dmovimento%2Bde%2Brota%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bda%2Bterra%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR
- Movimento de rotação da Terra.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Daniel,

Creio que o termo “tempo” possa ser aplicado a uma série de “coisas” presentes em nossa vida diária. Mas, penso também que, após um trabalho como esse que acabamos de fazer, podemos abandonar uma concepção mais de sensu comum de tempo, e, elaborarmos uma mais elevada! Não é mesmo!? Assim, “Tempo nos remete a uma variedade de signficados [corrija aqui], inclusive no que se refere ao período em que desempenhamos nossas atividades diárias”, mas, na realidade, trata-se de uma categoria muito mais complexa do que isso. Em outras palavras, o melhor seria, então, na maioria das vezes, utilizarmos termos como “dia”, “hora”, “fuso horário”, etc., não é mesmo!?

Sei que sabes disso, e dou uma de chato só para que continuemos a pensar...

Abraço,

Prof. Donarte.