sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tempos Modernos.

Mediante aos textos lidos de meus colegas e ao que consta na grandiosa internet, a palavra tempo tem sido comentada desde os primórdios da civilização, passando por idéias ao longo da história que partiram do Sol, uma maneira fácil de se orientar perante o tempo. Nomes importantes formaram opiniões a respeito desse conceito : Santo Agostinho - bispo do séc V, John Wheeler, um dos maiores físicos do século 20, Albert Einsten, o criador da teoria da relatividade, dentre tantos outros homens capazes de definir o tempo com palavras, difícil para muitos-. Einstein o define como uma ilusão, como veremos a seguir: "tempo é uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão". John já pensa diferente: "É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só". Se ficássemos pensando no que cada um diz, observar pela semântica demoraríamos horas e horas e viraria um texto filosófico, com diversas vertentes e opiniões antagônicas, muitas vezes.
Perguntas se fazem sobre esse assunto, pelo menos tenho várias, e respostas nem sempre é uma só, mas esta medida que há está voltada para o capitalismo? De início a resposta seria não, afinal este surgiu desde os primeiros povos civilizados. Mas no contexto que estamos, pode estar atrelado ao dinheiro, uma forma de demarcar hora de termino em uma industria, por exemplo, afim de um melhor rendimento e de um lucro mais positivo.Pergunta facil, não? [...] Entrar neste raciocínio é conflito na certa para muitos, pois como já falei, cada um tem sua visão global e, nenhum conceito é correto e errado, estamos em constantes mudanças.
Seguindo com a proposta do trabalho e com o conteúdo de iremos aprofundar nas próximas aulas- fusos horários- darei segmento a este. Para iniciarmos este conteúdo, é bom revisar conceitos fundamentais: quando o Planeta Terra realiza o movimento de rotação, uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura ou seja, esse movimento é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam ilumidadas vão aos poucos perdendo esta iluminosidade; onde é manhã logo passa a ser tarde e vice-versa. Nosso planeta possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
É bom sabermos que a hora, originalmente definida pelos Egípcios, equivale a 1/12 do período entre o nascer e o pôr-do-sol, portanto, 1/24 de um dia completo (essa decisão baseia-se no sistema de numeração duodecimal). Então, em aproximadamente 24 horas (na realidade, 23 horas e 56 minutos), a Terra realiza a rotação completa em seu próprio eixo.

A partir daí, pode-se fragmentar e convencionar novas unidades de tempo e relacioná-las: um ano possui 12 meses; um mês possui 30 dias; um dia possui 24 horas; um minuto é 1/60 de hora; um segundo, adotado atualmente como unidade oficial de tempo pelo Sistema Internacional, é 1/60 de minuto, assim como 1/3600 de hora, que é 1/24 de dia, que, por sua vez, é 1/365 de ano, e assim por diante.

No aprofundamento teórico, nos deparamos com três conceitos que meus colegas exporam bem: Hora legal, dia solar e dia sideral sendo a hora oficial, o tempo solar e a tempo das estrelas respectivamente-Não entrarei nesse contexto em virtude de outros trabalhos já terem destacado este, de suma importância no âmbito matemático.
Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.
Um detalhe importante que não deve ser esquecido para nós, brasileiros, é que no ano passado, houve a mudança na demarcação dos "fusos horários brasileiros", onde o que era 4 passou a ser 3, fazendo o horário ficar um pouco mais uniforme.
Curiosidade banal : O Japão, que está no oriente, é a terra onde o sol nasce, daí, obviamente, é chamado de Terra do Sol Nascente. Ao contrário disso, é sempre no ocidente que o sol “morre”.



*IMAGENS:


-Fusos horários atuais do Brasil:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXxriS0slt1cd3U0EQ9Xk11YQ__lv9v5FZH6By7D5KAqPXICX333VO3DSveavjl_vWH3M1gowTH7QINNH6omkOxSXNHo4k6xEmjVI40SziA9IKuo6qs6YT_bkFOvP9umNCCIC2qBgPqaE/s320/brasil_fuso_horario.gif

- Fusos horários no Mundo.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.golforio.com.br/fuso_horario_arquivos/mapamundi.gif&imgrefurl=http://www.golforio.com.br/fuso_horario.htm&usg=__n_vlOxQCmRnPdZOzgLdr6XsvWiA=&h=400&w=658&sz=30&hl=pt-BR&start=1&tbnid=io18WCS9J9j0sM:&tbnh=84&tbnw=138&prev=/images%3Fq%3Dfuso%2Bhorario%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

-Tempo

http://oficioliterario.files.wordpress.com/2009/06/tempo.jpg
http://lettiania.files.wordpress.com/2009/03/sol-e-lua.jpg

-Einstein e sua teoria

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://ivannlendl.files.wordpress.com/2008/10/einstein.jpg&imgrefurl=http://ivannlendl.wordpress.com/2008/10/02/teoria-da-relatividade/&usg=__FfFsgA3ikIrltNvFMENjGechHM0=&h=465&w=552&sz=26&hl=pt-BR&start=2&tbnid=thLUqLQ1bSC6rM:&tbnh=112&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3DEinstein%2Brelatividade%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG



Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rodrigo,

Penso que após um trabalho dessa natureza sabemos com mais precisão a diferença entre “tempo”, “hora”, “dia”, “fuso”, etc., não é mesmo, Rodrigo!?

Abração,

Prof. Donarte.