sábado, 19 de setembro de 2009


A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de idéias desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal. No início do século passado, não satisfeito com essa situação, Einstein mostrou que Tempo e Espaço são conceitos inseparáveis. Não faz sentido falarmos sobre um deles isoladamente. Além disso, para falarmos em espaço-tempo, precisamos de um referencial, isto é, nossa medida de espaço-tempo será sempre relativa a algum sistema de referência. Existem diferentes tipos de tempo. Os quatro principais são: Tempo Histórico fruto das transformações resultantes da ação dos seres humanos ao longo da história. Tempo Cronológico utilizado para ordenar ou situar os fatos no tempo, colocando-os em uma sequencia linear. Tempo Geológico que compreende as várias transformações ocorridas na paisagem terrestre de forma gradual, ao longo dos anos. Tempo Psicológico é o tempo sentido interiormente conforme as ocasiões vividas no cotidiano.
Para Santo Agostinho, santo católico que viveu na Idade Média, o tempo é formado por Passado, Presente e Futuro, sendo uma questão de fé. Ele dizia que o passado não existe mais, o futuro ainda não existe, portanto, somente o presente existe e é formado por uma sucessão de instantes.
A hora (h) é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra.Na convenção moderna uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos, aproximadamente 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia da Terra.A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal.Hoje, o conhecimento da hora é universal, mas nem sempre foi assim. Antigamente cada localidade utilizava o seu próprio tempo solar que variava de um minuto em 18km de leste para oeste, a hora mais tardia estava situada a leste. O que se tornou um problema com o advento das estradas de ferro onde os viajantes eram obrigados a fazer correspondência entre um trem e outro, sendo obrigado a esperar o próximo trem durante, às vezes, horas. Isso gerou também o problema de segurança: dois trens que utilizassem referências temporais diferentes corriam os riscos de circular na mesma via ferroviária em direções opostas. Em decorrência de tais acontecimentos, em 18 de novembro de 1883, a rede ferroviária norte americana, adotou um sistema de tempo legal baseado em fusos horários de uma hora. No entanto, foi necessário muito tempo antes que esse sistema se estendesse para todo o planeta. São diferentes as teorias que respondem pelo desenvolvimento do sistema da hora universal. Nos livros de história, as respostas variam de acordo com a nacionalidade dos autores. Para os canadenses, foi o engenheiro civil Sandford Fleming (1827-1915), para os ingleses, o físico inglês William Hyde Wollaston (1766-1828) ou Abraham Follett Osler (1808-1903), enquanto os norte-americanos o atribuem ao educador Charles Dowd (1825-1904). Hora solar: Horário determinado pela posição do Sol no céu. A hora solar tem por base a posição do Sol, enquanto o hora sideral se baseia na posição das estrelas do fundo. Hora sideral é mais acurada, sendo a utilizada nos observatórios. O hora solar aparente, como mostrada num relógio solar, não segue um ritmo constante porque a inclinação axial e a órbita excêntrica da Terra provocam variações. O horário marcado pelos relógios na Terra é a hora solar média, a qual desconsidera as variações descritas.Hora universal: O mesmo que Hora Média de Greenwich. Ela é o horário padrão utilizado pelos astrônomos para calcular acontecimentos como os eclipses e os trânsitos. A hora universal é baseada no movimento do Sol e está matematicamente ligada à hora sideral. Os astrônomos mantêm a hora universal em sincronia com a hora sideral curta através das correções dos segundos. Hora legal: É o horário oficial de um Estado.
Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde a corda enrolava-se. Anteriormente, usava-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do dia se diferenciava ligeiramente de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich. eridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). Segue abaixo a representação dos 24 fusos horários.

.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro João,

Que nota achas que eu dou por cópias literais da Internet!? Repondo: é a nota “0” (zero)... Teu texto é, quase todo ele, uma cópia literal, com as palavras idênticas, dos seguintes sites:

- http://www.las.inpe.br/~cesar/cronicas/cronic2002/tempo.htm

- http://www.astromador.xpg.com.br/dich.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora

Entre outros, não é mesmo!?

Arque com as conseqüências da nota...

Att,

Prof. Donarte.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Errei o nome: leia-se "Pedro Barros" onde está escrito "João".