sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo e Hora

A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. O tempo histórico utiliza o tempo cronológico, isto é, o calendário que possibilita especificar o lugar dos momentos históricos na sucessão do tempo, mas procura trabalhar também com a idéia de diferentes níveis e ritmos de durações temporais.
A hora é uma unidade de medida de tempo qeu tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra. A hora foi definida originalmente pelas civilizações antigas (incluindo o Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol e como um vinte e quatro avos de um dia. Em ambos os casos a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia). O horário solar é baseado na conclusão de que quando o sol alcança o ponto mais alto no céu, então, é meio-dia. Sendo assim, a hora solar aparente é ligeiramente diferente cada vez que nos deslocamos um pouco mais para leste ou oeste.
A Terra está dividida em 360 meridianos, um a cada grau. Tendo, portanto, 180 para leste e 180 para oeste. Cada fuso horário corresponde a 15º de longitude. Ou seja, de 15º em 15º temos uma nova hora. O Fuso de referência (0º) é o Meridiano de Greenwich e dessa referência é retirada a hora mundial, devendo diminuir uma hora a cada fuso para quem está a oeste e acrescentar uma hora para quem está a leste. O nome do Meridiano foi dado por pasar na cidade inglesa de Greenwich. Dia sideral é o tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Legal o texto, Jenniffer!

O que tu achas deste pensamento, do colega Cássio: "Porque temos que [de] nos limitar a uma escala imaginária, que foi inventada por um ser que frequêntemente erra."...

É só para provocar mais pensamentos (sorriso)!

Abraço,

Prof. Donarte