domingo, 20 de setembro de 2009

TEMPO

O tempo é relativo mas conseguimos percebe-lo é ter nada mais que a sensação de passagem dos acontecimentos, Essa noção de que nós temos que as coisas passam que las vão mundando e acontecendo e isso é tempo.
O tempo é baseado no movimento dos planetas,cada planeta tem um tempo de rotação diferente um do outro então em cada planeta teriamos fusos horários diferentes planetas, e se um planeta não girasse seria a terra do nunca seria infinito o tempo lá.
Hora é o produto do tempo a cada uma rotação do planeta terra é um dia que se passa , uma hora tem sessenta minutos e três mil e seissentos segundos é assim e foi feit a quantificação do tempo na terra que é adotada em todo o planeta mas a mesma hora no Brasil não é a mesma em Londres ai que entram os fussos horários.A hora foi feita para que tivesse-mos noções dos nossos deveres e compromissos ,para quantificar-mos os nosso afazeres, para organizarmos melhor as coisas que temos que fazer durante o dia e é isso que determina o periodo de tempo temos que durmi e acordar para enfrentar mais um dia.Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usavam-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.
Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal aonde a terra se encontra em grau zero , uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora.O planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora.O horário oficial utilizado como base para todo o território brasileiro é o de Brasília que se mantêm atrasado três horas em relação ao meridiano de Greenwich. Durante o conhecido horário de verão, é acrescida uma hora às regiões que o utiliza como forma de diminuir o consumo de energia da região.

Tipo de Dia

Dia Solar :
Tempo que a Terra leva para dar uma volta em cima do seu eixo completando 24horas,o dia solar utiliza o Sol como referência para a determinação do tempo o momento em que o Sol atinge a posição máxima em relação a uma linha vertical, definindo esse momento como meio-dia.
Dia Sideral : O dia sideral utiliza as estrelas como referência para a determinação do tempo Dia Sideral. Tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Dia Natural: Tempo em que o Sol pode ser observado, a partir da terra, acima da linha do horizonte,período compreendido entre ao nascer-do-sol o por-do-sol é o oposto da noite é dividido em manhã e tarde.

Tipos de Tempo

Tempo Histórico: É o tempo que aconteceu, e pode-se analisar em uma longa linha de tempo os acontecimentos pontuando-os.
Tempo Cronológico: É um tipo de tempo que cronograma os afazeres como se fosse o dia-dia
Tempo Financeiro: O tempo que o chefe de familia ou da impresa ou ate mesmo o funcionario leva para organizar seus bens e sua riqueza.

Tipos de Hora:
Existe a hora mundial que é o tempo que demora pra terra dar uma volta em seu próprio eixo pode ser chamado de tempo solar.Essite tambem a Hora reional ou local é a hora de uma determinada de uma região.
Link de imagens

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro João,

Relia teu texto:

i) a palavra tivesse-mos existe!? Corrija...

ii) o tempo baseia-se, somente, no movimento doas planetas?!

Att,

Prof. Donarte.