domingo, 20 de setembro de 2009

Tempo

O que é tempo?

- O tempo é simplesmente uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, fases da vida que marcaram, ou de determinada civilização. O tempo é inexistente, mas se ele não existisse seria complicado organizar nossa rotina.

O que é hora?

- A hora não deixa de ser uma limitação criada pelo homem, “ela quem faz o tempo passar”. Hora é uma unidade de medida de tempo que envolve certa velocidade de rotação e dimensões da Terra.

Quem definiu a hora no mundo?

- A divisão do dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C.. Os babilônios foram quem descobriram, pois analisavam o movimento da sombra provocada pelo sol, havia um momento no dia em que a estrela não projetava sombra para os lados, esse momento ficou conhecido como meio dia. Os babilônios depois dividiram o restante da trajetória da sombra em 12 partes: seis antes do meio-dia (manhã) e seis depois (tarde). Estava criada a divisão do dia em 24 partes (horas), a outra metade era a noite. Para fazer essa marcação da trajetória da sombra, os babilônios criaram o relógio de sol.

Por que é como hoje e não de outra forma?

- No mundo em que hoje vivemos e difícil pensar se a palavra hoje fosse de outra forma. Em tudo que fazemos tem um dia proposto, hoje, amanha ontem.. Se pensarmos na palavra hoje, vem a curiosidade de onde surgiu? Por que criaram como sendo hoje e não qualquer outra palavra? Não sei quem criou e nem como foi criado, mas sei que hoje é uma palavra que existe no nosso dia-a-dia e que é algo que se passa no presente, pois o ontem já é passado e o amanha será o futuro.

Qual a matemática envolvida nos fusos?

- A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que "cruzam" o planeta passem num determinado momento, frente ao Sol. Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.

Por que Greenwich?

- Greenwich é a cidade situada bem na linha do meridiano, uma cidade inglesa, encontra-se na metade do mundo. Por isso ficou sendo conhecida como Meridiano de Greenwich.

Qual é o tipo de “tempo” de “hora”?

- O dia pode ser dividido de três modos: dia solar, dia sideral e dia natural.

O dia solar: a unidade de tempo equivalente a 24 horas. O dia sideral é o tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo. E o dia natural é o tempo em que o sol pode ser observado a partir da terra, a cima da linha do horizonte. É dividido entre manha e tarde.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezado Luiz,

Eu estava imaginando um texto mais “corrido” menos prezo à perguntas. Elas, as questões, foram dadas apenas para guiar nossa pesquisa... Não precisava ter “respondido” a cada uma delas (sorriso)...

Abração do prof.,

Donarte.