sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo? Hora?


O tempo atmosférico é determinado pela temperatura, pressão atmosférica, direção dos ventos, nebulosidade, umidade, etc., determinados numa certa hora. O tempo muda rapidamente, conforme as variações das condições atmosféricas. Para explicar as transformações do espaço geográfico, o geógrafo pode utilizar diferentes escalas de tempo. Veja a seguir:

• Tempo Cíclico: quando um fenômeno se repete em intervalos relativamente curtos, como, por exemplo, a migração de trabalhadores rurais no períodos de safra ou acontecimentos naturais, como terremotos, erupções vulcânicas ou o fenômeno climático El Niño.

• Tempo Histórico: apesar de não ser um consenso, convencionou-se dividir o tempo histórico em séculos, períodos e idades. A geografia utiliza-se dessas mesmas categorias, porém em uma escala de tempo muito mais longa. O geógrafo pode utilizar fatos históricos marcantes, como as Grandes Navegações, a Revolução Francesa, etc., para explicar as profundas mudanças ocorridas no espaço geográfico.

• Tempo Geológico: usado para contar a história da formação da Terra e dos continentes que, devido à sua duração muito longa, é dividido em eras e períodos.
A Terra gira em torno de si mesma ou de um eixo imaginário que passa pelos pólos, num movimento conhecido como rotação. Esse movimento dura 24 horas, numa velocidade de 1.666km/h na altura do Equador.

Da Terra, temos a nítida impressão de que o Sol “nasce e morre” todos os dias, de leste a oeste. Desde Galileu sabemos que é a Terra que se move. Com base nesses movimentos, foram determinadas pela humanidade, como convenção, as horas e também os fusos horários. A Terra, um geóide esférico, foi dividida em 360º, ou, 360 meridianos.

O cálculo para cada hora é simples: basta dividir os 360º pelas 24 horas do dia, o resultado é de 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um fuso horário. 
Desde o Encontro de Washington, no ano de 1884, todas as localidades dentro de um mesmo fuso adotam o mesmo horário. O meridiano considerado zero poderia ser qualquer um do planeta. Por uma questão histórica, relacionada ao neocolonialismo do século XIX, estabeleceu-se que o meridiano zero seria em Londres, mais precisamente no bairro de Greenwich. A partir daí, os meridianos foram divididos a Leste e a Oeste de Greenwich. Cada ponto do planeta têm uma hora estabelecida a partir do fuso zero: as horas a leste estarão sempre adiantadas em relação a oeste, e vice-versa.

Podem existir duas horas diferentes para o mesmo meridiano? Quando o meridiano não for 15 ou múltiplo deste, existirão duas marcações diferentes para o que chamamos de hora. É o caso da hora solar ou verdadeira e da hora legal ou do centro do fuso. A hora legal corresponde à hora do meridiano legal. Cada meridiano legal tem uma extensão de 7,5º para o Leste e 7,5º para Oeste. Todos os meridianos que se localizarem entre estes meridianos pertencerão ao meridiano legal, de 15 ou múltiplo de 15.

Hora solar corresponde ao horário real do lugar, que dificilmente é utilizada, pois a rapidez nas comunicações não permite que cada localidade use um horário diferente. No interior da Austrália, em alguns países do Oriente Médio e na ilha de St. Johnny’s no Canadá a hora adotada é diferente da hora dos fusos.Assim podemos compreender o que é hora, tempo e um pouquinho de tudo para termos um pequeno conhecimento e introduzir e entender fusos horários.





Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Legal Mariana,

Tempo não é clima, tempo não é hora, tempo existe!?

Muito bem!

Att,

Prof. Donarte.