sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo

Se formos para pensar o que é tempo, nós sabemos definir e pensar sobre, mas quando é necessário escrever ou falar pra alguém sobre, já não parece tão simples assim. Será que realmente sabemos o que é o tempo? Se pararmos para pensar poderemos relacionar esse assunto a diversos aspectos.
O tempo é divido em diversos modos e diversos interesses. Na sociedade de hoje tempo vale quase como ouro. Tradicionalmente o tempo é divido em horas, dias, meses, anos, décadas, e assim se vai.
Do mesmo jeito que podemos pensar sobre o tempo, podemos pensar sobre as horas também. A hora é uma unidade de tempo determinada por alguém para definir, ou dividir, o dia. E assim conseguir uma organização uniforme. Será que se tivéssemos divididos de outra forma o horário mundial hoje seria assim? É possível pensar que a forma que definiu-se a hora no mundo e que se perpetuou até hoje, surgiu porque provavelmente quando isso foi determinado agradou a todos, assim, mantém-se até hoje, pela razão de podermos ter todos uma única medida de tempo e que seja aceitável para todos.
Mas para que isso seja possível foi preciso de uma matemática, o uso do fuso horário. O fuso horário envolve a simples matemática de sobrar e subtrair. Ou seja, conforme os países se localizam mais para o leste ou oeste, se soma ou subtrai. O ponto zero do fuso horário é o Meridiano de Greenwich, que recebeu esse nome porque a linha de Greenwich passa bem pela cidade, situada na Inglaterra, que tem esse nome.
Além de tudo isso, ainda existem outros tipos de contagem dos dias, das horas, e de tempo também. Um dos primeiro foi o relógio solar, onde o sol era o parâmetro. Temos a hora do relógio, propriamente dito. Existe também diferentes tipos de calendário, além do tradicional, como o sideral, que baseia-se no mundo da astrologia.
Vimos então que existe um padrão na contagem do tempo no mundo, mas que, além disso, temos diversos tipos de contagem do tempo, que são baseadas nas crenças, nas questões culturais. Percebemos também que o fuso horário é uma forma de padronizar o mundo, e assim, poder satisfazer a todos.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Helena,

Alguns pontos:

1) Escrevestes: “Se formos para pensar o que é tempo, nós sabemos definir e pensar sobre” - Penso que se pararmos para refletir sobre o que é o tempo, realmente não saberemos definir com facilidade, mas, certamente, poderemos pensar sobre...

2) Escreveste: “O tempo é divido em diversos modos e diversos interesses. Na sociedade de hoje tempo vale quase como ouro.” – Incrível, não se diz que tempo é dinheiro!?

3) Escreveste: “o fuso horário é uma forma de padronizar o mundo” – E isso nos leva de novo ao ponto dois, não é mesmo!?

Muito bem!

Att,

Prof. Donarte.