sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atualmente todos sabem utilizar, empregar corretamente as palavras, mas muitas vezes não sabemos sequer seus significados. Saímos por aí fazendo uso delas e quando nos questionam seus significados ficamos anestesiados, pois sabemos o que quer dizer, mas não sabemos explicar.

Bom.. Tempo é um indicativo de intervalos ou períodos que se dão para medir o quanto um acontecimento ocorre depois do outro. A separação de dois acontecimentos é um intervalo; a quantidade desse intervalo é a duração. Temos como referência de duração segundo, minuto, hora, dia, semana, mês, ano, década e assim por diante. Por influência de ideias supostamente desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.

Resumindo: o tempo não passa de uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, fases importantes de sua vida, ou de determinada civilização.

A hora é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra. Na convenção moderna uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos. Isso é aproximadamente 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia da Terra. A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal. A hora foi definida originalmente pelas civilizações antigas (incluindo o Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol ou como um vinte e quatro avos de um dia. Em ambos os casos a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia).


O planeta Terra possui forma geóide com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12). Para saber o horário de alguma cidade é necessário conhecer o meridiano que está e a posição em relação à Greenwich (leste ou oeste). O cálculo é feito através da verificação dos fusos no mapa, subtraindo o menor do maior. E atentando para o jogo de sinais. Depois, deve ser somado esta diferença a hora legal se estiver a leste e subtraido caso esteja em oeste.
(Fuso maior) - (Fuso menor) = Diferença de fusos hora legal


O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT). O Meridiano de Greenwich atravessa dois continentes e sete países. (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso e Gana). Seu antimeridiano é o meridiano 180, que coincide fugazmente com a irregular Linha Internacional de Data, cruza uma parte da Rússia no estreito de Bering e uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no Oceano Pacífico.

Dia Solar: Unidade de tempo equivalente a 24 horas em média. Mais precisamente, um dia é composto por 24,016438 horas. Este é, aproximadamente, o tempo que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre o seu eixo.
- Há sete dias numa semana;
- Número variável deles em cada mês (Janeiro: 31, Fevereiro: 28/29, Março: 31, Abril: 30, Maio: 31, Junho: 30, Julho:31, Agosto: 31, Setembro: 30, Outubro: 31, Novembro: 30, e Dezembro: 31).
- 365 por ano (salvo nos bissextos em que são 366).
- Usa-se o adjetivo diário, para se referir a ele.
Dia Sideral: Tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos

Dia Natural:
- Tempo em que o Sol pode ser observado, a partir da Terra, acima da linha do horizonte.
- Período compreendido entre ao Nascer-do-Sol e o Pôr-do-Sol.
- É o oposto da Noite.
- É dividido em Manhã e Tarde.
- Usa-se o adjetivo diurno, para se referir a ele.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Adorei o resumo: "Resumindo: o tempo não passa de uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, fases importantes de sua vida, ou de determinada civilização."

Agora, parece ter ficado claro, para nós, a diferença entre "tempo", "dia", "hora" e o uso que o homem faz disso, não é mesmo!?