domingo, 20 de setembro de 2009

Tempo, Um dos Grandes Mistérios do Mundo

Como algo tão presente em nossas vidas pode ser tão misterioso? O tempo é indispensável em nossas vidas, porém ninguém sabe ao certo o que ele é. Vários conceitos, tanto científicos quanto filosóficos tentam explicar uma teoria para esse, contudo até hoje ninguém sabe ao certo o que é, nem se ele realmente existe ou é somente algo abstrato que existe em nossa cabeça para nós se organizarmos.
Para alguns o tempo é uma definição científica, Einstein criou uma teoria em que defendia que tempo sozinho não existe, ele depende de outro fator, o espaço. Esses dois, tempo e espaço, são conceitos inseparáveis. Todavia para entender eles, precisamos de um referencial, com isso esse conceito sempre será esboçado a algum sistema de referência. Daí saiu à palavra relatividade, e após, a sua teoria, a Teoria da Relatividade.
Na filosofia um porta-voz cristão, São Agostinho, sempre dizia em frases que essa era a questão mais complicada de responder. E para muitos tempo é somente uma forma criada pelo homem para organizar a vida em sociedade.
Algo que é relacionado com o tempo é a hora. Hora é basicamente a medida de tempo, foi formulada com base na velocidade e dimensões da rotação da terra. Ela foi inventada por antigas civilizações, basicamente a civilização egípcia Eles se baseavam no sol, começavam a contar a hora no estante em que ele aparecia. O dia ficou definido como tendo 1/24 de tempo. Esse caso mostra como a utilização do sistema duo decimal, que é uma forma ou sistema de numeração que usa o número dose como base, 1/12 do nascer ao pôr-do-sol e 1/12 durante a noite. Isso foi importante para essas antigas civilizações, pois a partir daí se formaram os dias, meses e anos.
Essa matemática, utilizada pelas antigas civilizações, pode ser considerada, por alguns, muito complicada de se entender. Porém, ao passar os anos, novos conceitos foram surgindo, dentre esses surgiu à questão dos fusos horários, que pode ser bem mais complicada de se entender. O conceito desse fuso é que o mundo tem 360 graus e cada continente, país, estado tem 24 horas por dia. Num calculo básico, isso remete que o mundo tem um fuso de 15 graus ou 1 hora. Desse fato os fusos são numerados de 1 á 12 no leste e de -1 á -12 no oeste, esse determinação e dada por um meridiano que está a 0 graus e no centro do globo, conhecido como Greenwich Ele é localizado em Londres, no período em que a cidade não se encontra em horário de verão. Esses fusos foram definidos pela UTC, Tempo Universal Coordenado. E para descobrir o horário de algum país você deve se orientar pelo meridiano. Você subtrai o maior fuso pelo menor e terá a diferença de horário entre os locais que você deseja saber.
Depois dessas questões de tempo, hora e fuso. Outro fato que nos leva a pensar é o dia. Todos sabem que em consenso geral um dia tem 24 horas e é dividido em manhã, tarde e noite. Esse é o exemplo de um dia Solar, outros fatos relacionados a ele é os sete dias da semana e os meses com alternância nas quantidades de dias. Porém há diferentes definições sobre dia, existe, além desse, pelo menos dois tipos. O dia sideral e o natural. O sideral é considerado pelo tempo exato em que a terra realiza sua rotação de 360º em torno de si mesmo, esse tempo é de 23 horas e 56 minutos. Já o natural é o tempo compredido pela presença do sol na terra, o periodo em que ele pode ser observado tendo início no nascer do sol e o fim o pôr-do-sol. Ele é dividido em manhã e tarde, sem inclusão da noite.
O tempo é algo que nos intriga até hoje, pois nínguem sabe ao certo o que ele é. Porém, após esses fatos, já podemos ter umas noções, ou ideias, do que isso é, e como há diferentes conceitos e relações dessa ideias. Para ter 100% de certeza do que é tempo, só daqui a alguns anos, quando alguém conseguir desvendar , e revolucioar o mundo, ao descobrir um dos grandes mistérios desse planeta.


a) Local onde crusa o Meridiano de Greenwich.
b) Um relógio univeral, conta 12 horas dia e 12 horas noite.
c) O nascer do sol para antigas civilizações era muito importante. Pois, a partir dele a população começava a contar as horas.


A)





B)
C)
Referências:




Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Leonardo,

Isso nos faz pensar:

i) fico com o tempo da Física ou com o tempo da poesia!?

ii) Ops! Não tenho tempo, tenho de ir cumprir com minhas obrigações e resposnsabilidades...

Abraço,

Prof. Donarte.

O que é o tempo!?