quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tempo, Hora e Fusos.

Albert Einstein, criador da teoria de relatividade publicada em 1905, afirma que “O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de quatro dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão)”, esta idéia mostra que um acontecimento ocorre em seguida de outro, e que o período em que ocorreu o acontecido poderá ser medido, sendo assim, o tempo é indicado por intervalos ou períodos de duração. Hora, unidade de medida do tempo, foi criada no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia na Terra, este cálculo foi feito pela convenção moderna, utilizando noções de que uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos.

Atualmente, as pessoas dizem que não “tem” o tempo necessário para fazer tais compromissos no seu dia-a-dia, de que o tempo está correndo muito depressa, e que o seu trabalho pode não estar sendo feito direito, porém, isso pode mudar diante de uma melhor perspectiva. A melhor, é pensar que “você pode ter tempo suficiente para fazer tudo o que deseja”, com esta mudança de atitude automaticamente é criado um maior espaço no seu tempo, e a seriedade ligada à concentração deixam as atividades diárias serem feitas em menor tempo.


O tempo corre, não?

O sistema de fusos horários foi feito a partir da idéia de que os horários no mundo são distintos e o movimento de rotação é o responsável pelos dias e noites. No mundo existem 24 fusos diferentes e que cada um corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro, então, cada fuso se encontra dois meridianos e as cidades que estiverem nesse intervalo dos pólos terão o mesmo horário. Para descobrir o horário de alguma cidade será imprescindível ter conhecimento do meridiano de onde está e a posição em relação ao Greenwich. O cálculo é feito através de uma simples questão de matemática, utilizando os fusos no mapa e subtraindo o menor do maior lhe dará a resposta.


Fusos horários

O meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que o mesmo seja o ponto inicial ou de referência para a implantação de fusos.Com ele, no sentido leste, a cada fuso é adiantado uma hora, já no oeste, é atrasado uma hora. Assim como existem vários tipos de tempo e de hora, existem diversos tipos de dias. Dia Solar, é conhecido por ser um dia com 24 horas em média. No Dia Sideral, seria o tempo em que nosso planeta realiza uma rotação de 360°, em torno de si, o período é a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Já no Dia Natural, é o tempo em que o Sol pode ser observado, olhando da Terra. Este fenômeno ocorre entre o Nascer do Sol e o Pôr do Sol, dividido em Manhã e Tarde, e é o oposto da noite.


Pôr-Do-Sol

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Marcelo,

Teria sido o tempo inventado para no fazer correr, tal qual a imagem que muito bem inspira isso e que está em teu texto!?

Pensemos...

Abraço,

Prof. Donarte.