sábado, 19 de setembro de 2009

O tempo
O tempo é compreendido como a unidade quantitativa utilizada pelo ser humano para separar eventos. Por exemplo, para ser capaz de dizer qual o intervalo que acontece desde que uma pessoa acorda até que vai dormir. Esse intervalo é uma quantidade de tempo, que pode ser compreendido em algumas medidas, como minutos ou horas.



"Tempo é dinheiro. Mas só na falta de tempo."

Frase de Alfred Frenzel, político alemão.


A hora
Uma das definições do dicionário Michaelis: Cada uma das 24 partes em que se divide o dia civil e que tem a duração de 60 minutos. Sendo o dia compreendido como o tempo que a Terra leva para dar uma volta em seu próprio eixo.
A hora mundial foi definida com a popularidade da utilização de uma única hora em toda Grã-Bretanha. Stanford Fleming, em 1878, sugeriu que tal prática deveria ser utilizada no mundo inteiro, tendo como base o meridiano, linha imaginária vertical, que passava pelo Observatório Astronômico Real de Greenwich, na Inglaterra. Então, foram divididos os 360o do mundo inteiro em 24, por serem a quantidade de horas em um dia, assim foram criados os fusos horários, tendo cada hora uma faixa de 15o. Os fusos continuam esses até hoje principalmente por convenção.


O relógio que sempre marca a hora “certa”, que rege as horas no resto do mundo.

Alguns tipos de horas/dias:
Hora Universal – utilizada no mundo todo.
Dia Solar – é o intervalo entre a mesma passagem meridiana do Sol.
Dia Sideral – é tempo que demora para a Terra dar uma rotação completa em seu eixo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

"Tempo é dinheiro. Mas só na falta de tempo." O que será que isso significa?!?!