segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CONSTRUÇÃO DO HOMEM

Apenas quando sentei para encarar a proposta do professor Donarte e escrever acerca daquilo que temos comumente por ''tempo'' que parei para pensar realmente sobre o assunto. Ao me questionar, a primeira coisa que me veio à mente foi o seguinte: tempo foi apenas uma convenção, um conceito definido pela humanidade que veio a facilitar a vida de todos.

E, na prática, de uma forma muito mais evoluída, realmente não foge tanto disso. Segundo o dicionário Michaelis, os significados de conceito são 1 Aquilo que o espírito concebe ou entende; idéia; noção. 2 Expressão sintética. 3 Símbolo, síntese. 4 A mente, o entendimento, o juízo. 5 Reputação. 6 Consideração. 7 Opinião. 8 Dito engenhoso; máxima, sentença. 9 Conteúdo de uma proposição; moralidade de um conto. 10 Parte de uma charada em que se define a palavra inteira. 11 Sociol Termo que designa uma classe de fenômenos observados ou observáveis. 12 Lóg A idéia, enquanto abstrata e geral. Entendemos por convenção tudo aquilo que foi acordado entre duas ou mais partes, tudo aquilo que têm-se por verdade.

Se pegarmos esses conceitos e aplicarmos à importância que o tempo adquiriu para nós, habitantes do Planeta Terra, veremos que ele é, de fato uma ideia construída pelo homem para orientar e facilitar as relações entre todos. As pessoas precisam de uma referência, precisam de um ponto para seguir, precisam de algo a percorrer ou a deixar para trás. As medidas criadas nada mais são do que isso.

Não entrarei aqui no mérito da história de quem criou as medidas, não falarei de Einstein, de Chronos, ou do histórico da criação e da evolução da medida "tempo". Acredito que meus colegas já tenham feito isso. Falarei mais sobre o lado abstrato dessa questão.

No mundo atual, o tempo é imprescindível. A sociedade demanda isso. Todo o nosso sistema de vida se desenvolveu tendo no tempo um de seus fatores primordiais, não temos como não relacionar qualquer coisa com o tempo. Medimos nossa idade, medimos distâncias usando o tempo, usamos todos os tipos de ciências tendo o tempo como fator inicial ou propulsor. O capitalismo precisa disso. As negociações precisam disso. As grandes nações (tanto quanto as pequenas) precisam disso.

Tempo na verdade não exite. O que é 1 minuto, 1 hora, 1 milênio? São medidas, nada mais do que isso. Se quiséssemos chamá-los de outras coisas, o faríamos, mas foi o que o homem adotou, e assim será pra sempre. A questão é essa: precisamos desses conceitos e, na necessidade deles, criam-se novas respostas para explicar antigas perguntas. O tempo nada mais foi do que uma das primeiras respostas.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Oi!

De certo modo, sim!: tempo e Capitalismo: tudo a ver! E fazem com que precisemos disso...

É isso!?

Então,

Até mais,

Prof. Donarte;