quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tempo

A definição do termo "tempo" pode ser considerada relativa. Hoje em dia é indispensável, com certeza, mas sempre existiu, como a gravidade e outras teorias, só precisava de alguém para defini-lo.
Essa "invenção" se baseia na rotação da Terra em torno de seu eixo, que dura 24 horas e 6 minutos, aproximadamente e assim determina o dia, dividido em noite e dia, teoricamente 12 horas para cada um.

Obviamente, o sol não ilumina todo o globo simultaneamente; foi inventado então o fuso horário. O fuso horário, a partir do meridiano de greenwich, determina o horário dos lugares do mundo, como aparece abaixo:
http://www.webbusca.com.br/atlas/fuso_horario.gif
No Brasil, existiam 4 fusos horários, mas esse número foi reduzido para 3 em 2008.
Muito útil para a sociedade hoje em dia, o tempo está cada vez menor para todos, as atividades diárias não cabem mais em 24 horas. Enfim, o tempo é algo simples de se entender, mas algo que certamente foi um processo longo de ser teorizado.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Pedro,

Realmente, tempo é algo de difícil explicação... De fácil compreensão, mas difícil explicação... Mas se é de fácil compreensão, por que é de difícil explicação!? Que mistério...

Será que é porque não paramos para pensar e não percebemos que ele (o tempo), ao estilo “time is Money”, é usado para nos fazer render, lucrar, maximizar, e, em virtude disso, ficar como que anestesiados para as coisas do mundo!?

Pensemos...

Abração,

Prof. Donarte.