sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tempo

Tempo/hora

Albert Einstein foi quem criou a grandeza tempo, através da teoria da relatividade. Então é apenas uma marcação criada pelo homem para limitar períodos, ou seja, para sermos organizados, pois todos somos guiados por essa criação,e na verdade o tempo em si é inexistente.
A hora então também não passa dessa marcação. Mais especificamente uma medida de tempo da velocidade de rotação das dimensões da Terra. Foi definida nas antigas civilizações gregas, sendo 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia na Terra, este cálculo foi feito pela convenção moderna, utilizando noções de que uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos.




Fusos horários

O planeta Terra possui forma geóide com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich(por isso é chamado meridiano de Greenwich) que é uma linha imaginária vertical que passa em cima dessa cidade cortando todos trópicos (de câncer, capricórnio, a linha do equador, e os círculos polares ártico e antártico). Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12).









Tipos de “tempo”/”dia”/”hora”

Existe a hora legal, que é a hora oficial do país, o dia solar utiliza o Sol como referência para a determinação do tempo. Nele os dias são divididos em 24 horas tomando-se como base, por exemplo, o momento em que o Sol atinge a posição máxima em relação a uma linha vertical, definindo esse momento como meio-dia. Já o dia sideral utiliza as estrelas como referência para a determinação do tempo. Devido ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol, a duração do dia sideral não coincide com a do dia solar.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Amanda,

o que é melhor, falar em tipos de "tempo" ou em tipos de "hora"/ "dia"!?