quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tempo/Dia/Hora

Tempo é a medição de intervalos ou períodos de duração.
A hora é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da Terra. Uma hora equivale a 60 minutos ou 3600 segundos. É aproximadamente 1/24 de um dia da Terra.
A hora foi originalmente definida pelas antigas civilizações gregas (incluindo o Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol ou como um vinte e quatro avos de um dia.
Ao longo dos séculos diferentes formas de contar as horas foram utilizadas. Hoje usamos o relógio de 24 horas sendo que a contagem das horas começa a meia noite e as horas são numeradas de 0 a 23. Isto porque a Terra se divide em vinte e quatro áreas, e cada uma destas vinte e quatro áreas são os chamados fusos horários. Estes fusos colocam os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.
O planeta Terra possui forma geóide, com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze em quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3... +12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3... -12). Para saber o horário de alguma cidade é necessário conhecer o meridiano que está e a posição em relação à Greenwich ( leste ou oeste). O cálculo é feito através da verificação dos fusos no mapa, subtraindo o menor do maior. E atentando para o jogo de sinais. Depois, deve ser somado esta diferença a hora legal se estiver a leste e subtraído caso esteja em oeste.
Na cidade de Greenwich ficou definido, por convenção, a base para cálculo internacional de horário o que gerou a sigla GMT (Greenwich Mean Time) que significa Tempo médio de Greenwich.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/coordenadas_geograficas/imagens/meridianos2.jpg
Tipos de “tempo/dia/hora”
O dia pode ser dividido em 3 conceitos diferentes:
Dia Solar – unidade de tempo equivalente a 24 horas em média. Este é o tempo aproximado que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre seu eixo.
Dia Sideral – Tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360°, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Dia Natural – Tempo em que o Sol pode ser observado, a partir da Terra, acima da linha do horizonte. É o período entre:
a) o Nascer-do-Sol
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK21825_nascer_do_sol_1800.jpg
b) e o Pôr-do-Sol
http://sandralberto.blogs.sapo.pt/arquivo/Por%20do%20Sol.JPG
É o oposto da noite, sendo dividido entre manhã e tarde.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Bruno,

A partir do que pude ler, posso afirmar que tempo é movimento (embora isso não esteja explicitado no texto)!?

O que achas!?

Abração!!!