sábado, 19 de setembro de 2009

Tempo..

O tempo
Existem muitas tentativas de definição para o tempo. Dentre tantas, temos a concepção comum, que é indicada por intervalos ou tempos de duração. De acordo com a teoria da relatividade, de Einstein, tempo vem sendo considerado com uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do universo. Tempo é usado para dar seqüencia a eventos. Surgiu para estabelecer ordem e organizar uma sociedade.
A hora é uma unidade de medida de tempo, que leva em conta a velocidade de rotação e as dimensões da Terra. Ela foi definida pelas civilizações antigas como um doze avos de tempo do nascer ao pôr-do-sol ou um vinte e quatro avos do dia solar aparente.


Fusos horários são cada uma das 24 áreas em que se divide a Terra, seguindo a mesma definição de tempo. Geralmente ficam nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°. Não se pode esquecer que os fusos podem ser irregulares por conta das fronteiras nacionais dos países. Para calcularmos os fusos horários, devemos dividir a circunferência da Terra, que é de 360º , pelo dia com 24 horas, sendo igual a 15º, que indo para o leste do meridiano de Greenwich aumenta uma hora e para oeste, diminui em uma. A partir disso, conseguimos calcular os horários nas diversas localidades.
Temos diversos tipos de tempo. Dia Sideral, que é o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do ponto , que é o cruzamento do equador e eclíptica, onde o Sol está próximo a 21 de março, pelo meridiano do lugar. O tempo solar se baseia no sol. Dia Solar é o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens sucessivas do Sol pelo meridiano do lugar. Tempo Universal (TU) é o tempo civil de Greenwich, na Inglaterra, definido como ponto zero de longitude geográfica na Conferência Internacional Meridiana, realizada em Washington em outubro de 1884.
Hora legal é a hora civil do meridiano central do fuso.
A partir do calendário, temos ano sideral e tropical e o famoso bissexto. Estas são algumas das divisões do tempo.



http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm
POR VICTÓRIA MAI