sábado, 19 de setembro de 2009

O Tempo

Segundo Albert Einsten, o tempo é uma ilusão. É a distinção entre passado, presente e futuro. E não passa de uma persistente e firme ilusão.
A Hora é uma unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra. Foi definida originalmente no Egito.
A matemática envolvida nos fusos horários é definida através da seguinte equação: dividimos a circunferência da terra (360º) pela duração do dia (24h) igual a 15º hora, ou seja a cada 15º, partindo do meridiano de Greenwich aumenta-se uma hora no sentido leste, e diminui-se uma hora no sentido oeste. Define-se Greenwich por ser um meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich, e que por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.
Tipos de Tempo
- Dia sideral: O tempo sideral é o tempo das estrelas, definido de forma que 24 horas siderais - o dia sideral– é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas de uma estrela ou do ponto vernal, ponto do Equador ocupado pelo Sol no equinócio de primavera no hemisfério Norte. Estes dois tempos diferem-se porque o Sol, dia a dia, se move em relação às estrelas devido ao movimento da Terra em sua órbita em torno do Sol.Hoje, o tempo se faz presente em nossas vidas e é de extrema importância para a organização de atividades e compromissos, e também para entender o processo de evolução do planeta, na qual ele está intrínsecamente ligado;
- Hora legal: refere-se a hora oficial do país;
- Dia Solar: o tempo solar é definido de forma que 24h solares, é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas do sol

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Paloma,

Se tempo, ao que parece, segundo Einstein não existe, por que falar em "tipos" de tempo!? Não estarias tu querendo falar em tipos de "hora" ou de "dia"!?