domingo, 20 de setembro de 2009

O tempo não deixa de ser uma forma de medida. Neste caso, seria a forma de medida do espaço decorrido, inventado por nós mesmos, sendo um dos motivos o lucro. Principalmente no tempo onde as indústrias começaram a surgir, dividir o espaço em tempo foi uma forma de organização para tudo. Logo, a hora seria uma unidade de medida do tempo, sendo feita de acordo com a rotação da Terra, dando coerência ao fato de que em umas partes da Terra é dia e em outras é noite. Por isso, como a Terra tem 360°, se dividirmos por 24 (horas) temos o resultado de 15°, o que seria uma hora. Se dividirmos o mundo de 15° em 15°, ou em 24 linhas imaginárias, temos aí a matemática dos fusos horários e da forma de como a hora é definida. Não teve nenhum motivo especial pelo meridiano de Greenwich ser o divisor da terra entre os meridianos leste e oeste e para a contagem dos fusos começarem ali (de 15° em 15° para o leste os fusos são positivos e de 15° em 15° para o oeste são negativos). Foi apenas um acordo no século XIX que disse que o meridiano seria em Londres. Talvez todo esse cálculo tenha sido mera coincidência, mas o fato é que ele funcionou perfeitamente, se não já teriam achado uma forma melhor e já teriam mudado como o tempo e os fusos funcionassem. Mesmo às vezes achando que o relógio está ‘’contra nós’’, ele é fundamental para todos. Querendo ou não, todos nós temos uma rotina para cumprir, não só para os capitalistas. Sem o tempo, e as horas a economia mundial não fluiria (só se um método alternativo de produzir fosse criado).
A hora teórica é a mencionada anteriormente, feita pelo homem, onde o dia é dividido em 24 horas, onde cada hora tem 60 minutos e este tem 60 segundos. A hora solar trabalha com base nos dois movimentos da terra: o de rotação e o de translação. Mesmo assim ela acaba tendo aproximadamente oo mesmo tempo que o relógio mecânico, ela só é marcada pelo meio dia solar. O dia sideral é baseado nas estrelas, sendo o conceito que leva a terra a voltar a mesma posição que a mesma estrela estava, ou seja, a rotação de 360° feita pela terra, que é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. O dia natural é o tempo em que o sol por ser observado: do nascer-do-sol ao pôr-do-sol, sem incluir a noite.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Camila,

É realmente interessante teres afirmado que o “espaço foi dividido em tempo”... Já paraste para pensar acerca do significado disto!? Em “tempos” (olha o termo de novo aí!) de Internet isso é especialmente interessante...

Continuemos pensando!

Abraço,

Prof. Donarte.