domingo, 20 de setembro de 2009

O TEMPO

A definição do "tempo" nós podemos definir como sendo o espaço medido entreo passado e o futuro. Entendemos que não é possível medir o tempo como espaço físico do passado, presente e futuro. A minha frase por exemplo ja está no passado, o que me impede medir o tempo em três fases.
Quando Nicolau Copérnico conseguiu impor sua idéia de que a terra girava sobre si mesma e ao mesmo tempo girava ao redor do sol, no momento em que completava a volta sobre si própria, ela marcava uma unidade de tempo, ou seja, a 24ºunidade: um dia. Portanto concluimos que o "tempo-hora" foi uma consequência das teorias de Nicolau Copérnico, informando que a terra precisava de mais ou menos 24h. para dar uma volta completa sobre si mesma.
Se pensarmos que nos primórdios da civilização essas teorias que, nós acreditamos serem as corretas, no passado foram muito diferentes. Acreditava-se que a terra era o centro do mundo e que o horizonte era o trampolim para o abismo. Tanto Galileu Galilei Como Nicolau Copérinico, lutaram muito contra as "teorias" da Igreja Católica para impor o que entendemos por realidade. Hoje as formas são outras e antigamente eram bem diferentes.
Quanto a " Matemática" envolvida nos fusos horários, ela parte do princípio de que o centro, ou seja, o inicio da contagem, está no meridano de Greenwich. É como se pegassemos o mapa mundi, abrisemos e os países á leste do meridiano fizemos a soma e os países a oeste subtraíse. Como exemplo podemos dizer que entre o Japão que tem uma diferença de 9 horas e a finlandia de 2 horas existe uma diferença entre eles é de 7 horas. É aritmética pura.
Greenwich situado na Inglaterra foi denominada pelos próprios ingleses que naquela oportunidade (1884-1928) o local do meridiano zero. Entendemos que é o medidor do tempo padrão.
O tempo consideramos como sendo o espaço entre o passado e o futuro. O "dia" como concluído pelas teorias de Copérnico é mais ou menos a 24º unidade do tempo que a terra leva para girar sobre si mesma. A "hora" entende-se que é a 60º parte do dia, 60 minutos forma uma hora. A hora teórica é a que dizemos que tem 60 min. porque na realidade há uma diferença entre os 365 dias do ano. Hora solar é o tempo medido, calculado com a permanencia e orientação do sol. Dia Sideeral é calculado teoricamente como tempo que uma estrela leva para voltar ao mesmo meridiano.

Link de imagens:
http://www.portalobjetivo.com.br/junior/apoio/aprenda_objetivo_junior/img/fusos.jpg
http://www.uff.br/geoden/figuras/fuso_horario_brasil.jpg
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/img/Tempo_abre.jpg
http://notasaocafe.files.wordpress.com/2007/01/tempo.jpg

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Karin,

Interessante teres escrito que a tua frase “já está no passado”... Digo isso porque é um mistério, quando eu li a tua frase, ela, para mim, deixou de estar no passado e passou a ser presente. Bem como essa minha frase que deixa de ser passado, e, quando tu lês, vira presente. Outra coisa, mais interessante ainda, é que todas as nossas frases colocadas aqui, deixam de existir (no tempo e também no espaço) se ninguém pensa nelas ou se ninguém as lê. E, nesse ponto, elas guardam um potencial de futuro: elas ficam aqui esperando pelo futuro, um passado que vira presente...

Doido, não!?

Entendeu!?

Para te fazer pensar (sorriso)...

Abraço,

Prof. Donarte.