sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fusos Horários

A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de ideias supostamente desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.
Pode-se dizer que um acontecimento ocorre depois de outro acontecimento. Além disso, pode-se medir o quanto um acontecimento ocorre depois de outro. Esta resposta relativa ao quanto é a quantidade de tempo entre estes dois acontecimentos. A separação dos dois acontecimentos é um intervalo; a quantidade desse intervalo é a duração.
As unidades de tempo mais usuais são o
dia, dividido em horas, e estas em minutos, e estes em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios.
A hora (símbolo: h) é uma
unidade de medida de tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da terra.
Na convenção moderna uma hora é equivalente a 60
minutos ou 3600 segundos. Isso é aproximadamente 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia da Terra.
A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no
sistema de numeração duodecimal.
hora foi definida originalmente pelas civilizações antigas (incluindo o
Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol ou como um vinte e quatro avos de um dia. Em ambos os casos a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia).
Diferentes definições antigas de hora:
Um doze avos de tempo do nascer ao pôr-do-sol. Como conseqüência, as horas no
verão eram mais longas que as horas no inverno, e variavam também de acordo com a latitude. Os romanos, gregos e as civilizações antigas da China e Japão usavam essa definição.
Um vinte e quatro avos do dia solar aparente (entre um meio-dia e o seguinte ou entre um pôr-do-sol e o outro). Como conseqüência as horas variavam um pouco, pois a duração de um dia varia ao longo do ano.
Um vinte e quatro avos da representação do dia solar.
Nas sociedades da
Antiguidade e da Idade Média, nas quais a divisão entre o dia e a noite importava mais do que em sociedades acostumadas com o uso da luz artificial, a contagem das horas começava com o nascer do Sol. Este marcava o início da primeira hora, o pôr-do-sol ocorria ao final da décima segunda hora. Com isso a duração das horas variava de acordo com a estação.
No chamado tempo italiano a primeira hora inicia com o pôr-do-sol. As horas eram numeradas de 1 a 24. Essa forma de contar as horas possuía a vantagem de mostrar facilmente quantas horas ainda restavam sem a necessidade do uso de luz artificial. Foi introduzida na
Itália durante o século XIV e foi de uso comum até o meio do século XVIII, ou mesmo até o meio do século XIX em algumas regiões.
Uma linha imaginária chamado Meridiano de Greenwich tem muita porque divide o mundo em: Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental, ele recebeu esse nome pelo fato de passar pela cidade de Greenwich e lá é o marco zero dos fusos horários.
No relógio de 12 horas, a contagem das horas começa à meia-noite e reinicia ao meio-dia. As horas são numeradas de 1 a 12.
No relógio de 24 horas a contagem das horas começa à meia-noite e as horas são numeradas de 0 a 23. A contagem das horas ainda varia em algumas aldeias de Portugal. Com uma dimensão temporal variável, cada hora pode ter 4, 8, 12 horas dependendo do que é defenido em cada aldeia. A contagem das horas solares é feita quando a sombra atinge certos locais como penedos ou cruzeiros. A contagem das hora está associada ao dever de ceder ou desviar a água comunitária e acender o forno do povo.
As horas se dividem no Tempo Solar em: hora solar, hora solar média, hora civil e hora legal. Já no Tempo Sideral temos só a hora sideral.
Abaixo as diferenças entre Dia Solar e Dia Sideral:
Dia solar - O tempo solar é o tempo do Sol, definido de forma que 24 horas solares – o dia solar - é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas do Sol.
Dia sideral - O tempo sideral é o tempo das estrelas, definido de forma que 24 horas siderais – o dia sideral - é o intervalo de tempo entre duas passagens meridianas consecutivas de uma estrela ou do ponto vernal.
Estes dois tempos diferem porque o Sol, dia a dia, se move em relaçāo às estrelas, devido, na verdade, ao movimento da Terra em sua órbita em torno do Sol. Assim, vamos vendo, a cada noite, um céu um pouquinho diferente à medida que a Terra realiza seu movimento de revolução ao redor do Sol. Se considerarmos que, durante um ano sideral a Terra dá uma volta completa em torno do Sol, e que este ano tem a duração de 365,2564 dias solares, concluímos que, em cada dia, o Sol se move 360/365,2564=0,985609 graus por dia Solar, o que corresponde ao intervalo de tempo de 3m56.56s siderais.
Links com imagens sobre os assuntos tratados no texto: http://www.astrothon.com/twiki/pub/Astrologia/SubAstrologia1200449186/HS_H_a.gif

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Natan,

Que nota eu devo dar para quem copia literalmente da Internet!?

Sites da cópia:

- http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/fis2004/tempos.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo

Att,

Prof. Donarte.

P.s.: não adianta informar os sites, como se estivesses informando de onde foram retiradas algumas informações, quando TODAS as informações foram simplesmente copiadas deles...

Natan Braz disse...

Pode até terem sido copiadas mas o mais importante é ler e entender para saber explicar quando me é perguntado, sobre esse ou outro qualquer assunto. Não foi copiadas porque copiar é só dar um control C control V e nem ler nada do trabalho por isso não considero que o meu trabalho foi copiado, consequentemente não concordando com a afirmação dada pelo senhor.

Atenciosamente

Natan

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Natan,

Não é o caso que as informações possam ter sido copiadas. É o caso que as informações foram, de fato, copiadas. Está provado! Basta que vejamos/ acessemos os sites por mim listados e conferir...

Se queres saber explicar quando te perguntam, tens de saber escrever. Claro! Pode acontecer de tu saberes explicar algo, somente tendo lido acerca de e gravado as informações na memória! Mas, ainda assim, o que foi pedido aqui, e, muito antes, em sala de aula, não foi isso... Ainda assim, insisto que, para sabermos explicar algo, o ideal é ter escrito sobre, pois, assim, a fixação na memória é mais bem construída...

Foram copiadas sim, porque tu fizeste o “Ctrl + C” e “Ctrl +V”, senão a informação de teu texto estaria com outras palavras e não com as mesmas dos seguintes sites:

- O primeiro parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo (exatamente igual)

- O segundo parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo (exatamente igual)

- O terceiro parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo (exatamente igual)

- O quarto parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O quinto parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O quinto parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O sexto parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O sexto parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O sétimo parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O sétimo parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O oitavo parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (exatamente igual)

- O nono parágrafo é daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora (com exceção do artigo “As” - só o artigo “As”. O resto é exatamente igual)

- O décimo parágrafo é teu: e tem duas linhas.

- O décimo primeiro parágrafo é teu: e tem uma linha.

- O décimo segundo parágrafo é daqui: http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/fis2004/tempos.htm (exatamente igual)

- O décimo terceiro parágrafo é daqui: http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/fis2004/tempos.htm (exatamente igual)

- O décimo quarto e último parágrafo é daqui: http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/fis2004/tempos.htm (exatamente igual)

Então, não querendo ser prepetitivo, considerando que teu texto tem 82 linhas (no blog) e somente 3 são tuas penso que posso dizer que trata-se de um “Ctrl + C” “Crtl + V”...
Finalizando, pergunto, estimado Natan, com o que, afinal, tu não concordas daquilo que eu escrevi!?
Atenciosamente,

E querendo sempre o melhor para um estudante meu,

Abraço,

Prof. Donarte.