quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Money, Honey and Knowledge. Everything needs TIME.

O assunto solicitado pelo professor para reflexão permeia uma gama complexa de uma cadeia viciosa de definições, onde é necessário ter compreensão de todos os aspectos semânticos envolvidos para o entendimento profundo da questão. O que definitivamente não ocorre: só a absorção de idéias parciais. Na concepção de Tempo, nós nos atemos aos princípios pessoais, que dificultam a percepção do grandioso valor que está em um termo trivialmente usado na sociedade atual.

O primeiro tópico que desenvolverei sobre o tema gira em torno da realidade capitalista do mundo globalizado, que se baseia no princípio da obtenção de lucro, e isso inclui o tempo, fundamental para a organização de compromissos e negócios. O tempo não é facilmente compreendido sem sua ligação e envolvimento às atividades cotidianas. E, a partir disso, posso contextualizar com suas diferentes definições, do ponto de vista de certos aspectos. Portanto, são usados os fusos horários, para melhor definir a realidade do tempo-hora em cada ponto do planeta a partir da longitude. O cálculo se baseia em linhas que divergem a cada 15º para determinar o horário local, funcionando com matemática simples: um total de 24h. Essas horas são divididas em dia e noite, quando tomado como ponto de referência o Sol; E em dias siderais quando visto em base nas estrelas - o que não coincide com o dia solar.

Tempo é o estado da atmosfera em um dado momento: como natureza se encontra. E para tanto, é preciso determinar padrões de para compreende-lo, ou o que seria da sociedade sem uma demarcação? Como seria O TODO sem entender essa grandeza que atua em nossas vidas? Seria uma bagunça, com certeza. Não estou querendo dizer que hoje não seja.

Por último, Albert Einstein que diz: 'O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo em toda a parte.' O que significa que ele concorda com os fusos horários, mas o que ele quis dizer na frase é uma defesa da física moderna, que adota a velocidade da luz como incógnita invariável e não mais o tempo, como era entendido nos conhecimentos científicos adotados antes do alemão. E disse mais: semanas podem ser minutos, porque segundo ele o tempo é relativo.

Com isso, é imprescindível o conhecimento completo sobre o Tempo e o que ele pode significar. Necessitamos dele para nos organizar no dia-a-dia, para entender a natureza e admiti-lo como variável se quisermos ser tão capazes científicamente quando Einstein.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Meu caro!

Muito bem! Só achei que poderias ter desenvolvido mais o tempo dentro da perspectiva capitalista! Mas está muito bom!

Abração!

Prof. Donarte.