domingo, 20 de setembro de 2009

Tempo

O tempo pode ser relacionado com o movimento. Na teoria da relatividade de Einstein ele diz que o tempo é considerado uma quarta dimensão do espaço-tempo do Universo. Também podemos dizer que o tempo serve para medir sequências de eventos, comparar as durações desses eventos e os seus intervalos. Ele é basicamente divido em dia, mês e ano.
A hora foi definida por povos antigos, como os do Egito. Ela foi "descoberta" sendo um doze avos do intervalo de tempo entre o nascer e o pôr-do-sol e também vinte e quatro avos de uma dia inteiro. Hoje nós definimos hora como uma unidade de tempo, que é determinada com base na velocidade de rotação e nas dimensões da Terra.
Hoje para cada país não ter vários horários diferentes, e as pessoas não enfrentarem trocas tão grandes de horário sempre que viajarem, nós seguimos o Meridiano de Greenwich. Esse lugar foi estabelecido, pois a proposta era de padronizar a utilização mundial da hora, e Greenwich ficava na latitude 0 do planeta.
Os fusos horários são definidos assim: a terra tem 360 graus de circunferência, assim cada hora é dividida de 15 em 15 graus a leste onde os fusos são numerados positivamente e a oeste onde são numerados negativamente, sempre tendo como base os 0 graus de Greenwich. Para nós sabermos o horário de uma cidade temos que observar a posição que ela está em relação ao Meridiano de Greenwich e assim podemos calcular vendo em um mapa os fusos e subtraindo o maior pelo menor e teremos a hora do local.
Existem diferentes tipos de dia que podemos nos guiar, o dia solar por exemplo utilizamos como referência o Sol para determinar o tempo, esses dias são dividios em 24 horas. No dia sideral utilizamos as estrelas como referência de tempo e também a trasnlação da Terra.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Bruna,

Então tempo é movimento!? Então algo parado não está dentro do tempo!?

(Sorriso) Só para te fazer pensar...

Até mais,

Prof. Donarte.