domingo, 20 de setembro de 2009

O Tempo, a Hora, Fusos Horários e Greenwich.

O TEMPO

Atualmente, o TEMPO é uma convenção. Simplesmente, um conceito ou uma teoria. Em determinado momento, o ser humano sentiu a necessidade de compreender e definir o seu tempo. Entretanto, definir o “tempo” o limitou e facilitou muito nossas vidas.
Costumamos fragmentar o tempo em pretérito, presente e futuro, intervalos de duração, sucessão de horas etc. Mas em suma, o que é o tempo? A melhor resposta que encontrei, em minha opinião, é a do Santo Agostinho (354 – 430) – filósofo da era patrística: “Se ninguém me perguntar o que é tempo eu sei o que é, mas se eu desejar explicá-lo a quem me indaga, eu não sei”. Segundo o dicionário Aurélio, tempo é “Medida de duração dos fenômenos.”. Outra teoria existente para definir o tempo é que este é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos.

O Tempo.
Nos últimos 200 a 300 anos, o termo tempo era utilizado para definir os ciclos da natureza. Filosoficamente falando, o tempo só existe em nossa consciência ou percepção do Mundo, isto é, o tempo existe somente porque concebemos sua existência. No final do século 17, Newton definiu o que chamamos de tempo absoluto, cuja passagem é sempre constante e independente do observador, fluindo como um rio. Einstein mostrou que, na verdade, a passagem do tempo depende do momento relativo entre observadores. Ou seja, o tempo é relativo – Hoje em dia, as pessoas dizem que o tempo “voa” quando comparado com os anos anteriores, todavia o dia continua possuindo 24 horas e o ano 365 dias. O que será que mudou? Infelizmente, também sinto que os dias passam muito mais rápido agora, contudo não sei explicar o por quê deste sentimento. Talvez seja pelo fato de que minha vida esteja muito mais atribulada e com mais afazeres. Cada vez mais adquirimos atividades e o Tempo se escoa.

A HORA

A hora (h) foi definida pelas civilizações antigas (incluindo o Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol ou como um vinte e quatro avos de um dia. Em ambos casos, a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia).
Hora é a unidade de medida (na ciência, é uma medida específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas) do tempo que tem por base a velocidade de rotação e as dimensões da Terra.

A Hora idealizada como números.

Com o passar dos anos, Einstein definiu o tempo. Depois, as civilizações antigas definiram a hora. A hora pode ser relacionada com números, pois quando imaginamos o termo “hora” idealizamos um relógio em nossas mentes. Ou seja, o número associado à hora surgiu depois que as pessoas separaram as afecções da substância e as repartiram em classes para podermos imaginá-las facilmente, e o número serve para que as determinemos. Vê-se claramente que a medida, o tempo e o número são apenas modos de pensar, ou melhor, de imaginar a hora.
Tipos de hora:
→ Hora Solar: tempo que o globo terrestre demora para dar uma volta completa sobre o seu próprio eixo (24 horas), tomando-se como ponto de referência o Sol.
Relógio Solar

→ Horário Solar Aparente: baseado no momento em que o Sol atinge o seu ponto máximo no céu (meio-dia). Ou seja, é ligeiramente diferente à medida que desloca-se para o lesto ou oeste.
→ Hora Legal ou Hora do Relógio: longitude central do fuso e a longitude do lugar, adotadas negativas para oeste a positivas para leste de Greenwhich.
→ Dia Sideral: Tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

FUSOS HORÁRIOS
O planeta Terra possui uma forma esférica, por isso quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante. O planeta Terra possui 360° e o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários, exposto por Quirino Filopanti. O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário. pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora.


Fusos Horários no mundo:


Como citado acima o meridiano de Greenwich é o referencial para calcular os Fusos Horários. Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado, em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo. A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich situado na região leste da cidade de Londres.
Observatório de Greenwich.



2 comentários:

Fernanda Carrion disse...

Depois de postar meu texto, percebi que este contém um erro terrível. Como não consigo editá-lo e nem potar um outro texto, resolvi arrumá-lo neste espaço.

O período abaixo expressa a correção efetuada:

"Com o passar dos anos, Einstein definiu o tempo. Porém, muito antes dele, as civilizações antigas já haviam definido a hora."

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Fernanda,

Interessante em teu texto, e um aspecto que emerge dele, e que ficou ainda mais claro depois da correção que tu mesmo fizeste, é que a “hora” é uma questão cultural! Cultural porque, no “tempo” (olha ele de novo aí!) e no espaço, muda! Ou seja, cada civilização, ao longo da História, teve a sua noção de tempo/ “hora”...

Continuemos pensando!

Abraço,

Prof. Donarte.