sábado, 19 de setembro de 2009

O "Tempo"

O tempo é caracterizado por períodos e suas durações. Segundo Einstein, tempo é considerado uma dimensão de espaço-tempo (dimensão temporal). Ele mostrou que não é certo falarmos isoladamente ou de espaço, ou de tempo. A medida espaço-tempo é relativa a um ponto de referência, surgindo então, a relatividade. Na Física, o tempo serve também para descobrirmos outras quantidades (velocidade, por exemplo).
Os gregos definiam o tempo em chronos e kairos. Chronos significa o tempo cronológico, já o kairos quer dizer momento oportuno, momento especial.
Existem vários tipos de tempo, feitos para facilitar e organizar a vida de todos, e tempos para realizarmos coisas que precisamos fazer. O tempo “usado” é o tempo cronológico, o qual se caracteriza por acontecimentos seguidos de acontecimentos.
As unidades que usamos em relação ao tempo são ano, mês, semana, dia, hora, minuto, segundo, etc. Todas essas unidades foram construídas para melhor organização da sociedade e dos que nela vivem, ou seja organizar o dia, a rotina…
A hora é uma unidade de tempo que se baseia na velocidade de rotação e dimensões do planeta. Uma hora é o mesmo que 60 minutos. Cada minuto tem 60 segundos, tendo a hora, 3600 segundos. Essa unidade foi criada pelas civilizações antigas do Egito sendo então 1/24 de um dia (dia: tempo de uma rotação completa da Terra). A divisão da hora no dia foi reflexo do uso do sistema de numeração duodecimal (12 meses, 12 signos, dúzias, etc.)
A divisão do tempo se dá por causa da necessidade de haver uma certa organização mundial. Sem o tempo, não haveria os horários de trabalho, a hora do almoço, da janta, a hora de estudar, não haveria como se ter uma sociedade em um modelo organizado de viver. Com o tempo, é definida a quantidade de tempo de trabalho e estudo em um ano, as férias, o verão, o outono, o inverno, a primavera. Se não tivéssemos essa organização de tempo, não haveria os fusos horários, por exemplo.
O tempo é dividido dessa forma, pois é baseado no espaço-tempo. Estamos no planeta Terra, a qual possui um movimento contínuo de rotação e gira em torno do Sol, no espaço. Esses movimentos acontecem em um determinado tempo. Baseando-se nisso, foram criadas a horas, dentro de um dia, sendo o dia o tempo em que o planeta dá um giro em seu próprio eixo, os anos, os quais se deram a partir do movimento em que a Terra dá a volta ao redor do Sol, décadas (dez anos), etc. É essa a maneira que é dividido o tempo: de acordo com o espaço.
Além do tempo cronológico, há outros tipos de tempo: o tempo geológico o tempo desde a formação do planeta, até os dias atuais. O tempo geológico é dividido em éons, eras, períodos, épocas e idades. Para se ter essas divisões, foram baseados em eventos geológicos marcantes desde o início da história da Terra. O tempo histórico é o estudo do cronológico, que representa acontecimentos pontuais organizados em uma linha numérica. O tempo cíclico é o intervalo entre o mesmo fenômeno.
O planeta possiu 360º de circunferência, e, quando divididos esses graus de acordo com as horas de um dia, serão 15º para cada hora (24 horas). Isso chama-se fuso horário.
Seu ponto de “partida”, ponto 0, está na cidade de Greenwich, próxima de Londres (meridiano de Greenwich) . A cada 15º à leste desse traçado, equivale a uma hora a mais do que os últimos 15º, sendo assim, 15º leste = +1 hora ; 30º leste do meridiano = + 2 horas; e assim vai, até 12 horas positivas. A cada 15º à oeste de Greenwich é diminuída uma hora a cada 15º: 15º oeste= -1 hora ; 30º oeste = -2 horas; etc.
O cálculo para sabermos a diferença entre dois lugares do mapa no mundo é a subtração do fuso maior pelo menor :
(Fuso maior) – (fuso menor) = diferença de fuso
O meridiano de Greenwich é um traçado que divide a Terra em dois hemisférios : ocidental e oriental. Como visto acima, é fundamental para a divisão e o cálculo dos fusos horários.
Tipos de “dia”:
Dia Solar: Equivale a 24 horas. É o tempo em que o planeta demora para completar uma rotação em seu eixo. Em cada mês, há, em média, 30 dias solares; e há 365 em um ano (ano bissexto = 366 dias)
Dia Sideral: Duração de uma rotação verdadeira de 360º em seu eixo : 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Dia Natural: É a unidade usada no tempo em que é possível ser observado o Sol da Terra, acima da linha do horizonte, a qual dura entre o nascer e o pôr-do-Sol. O período em que não é noite, dividido entre manhã e tarde.
Tipos de Hora:
Hora Solar: É o tempo em que o Sol percorre os meridianos, sendo esse tempo 24 horas solares até percorrer todos eles.
Hora Legal: é a hora oficial de uma região.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Isadora!

Em Geografia, que saibamos calcular os fusos como Cronos... Nas vida, que saibamos vivê-la como Kairos!!!!!!!


Abração,

Prof. Donarte.